Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
23°

Chuva

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Mudanças Climáticas

Empresas e indústrias precisam entender seu papel nas mudanças climáticas

Para William Padilha, engenheiro civil e Diretor Técnico da WEHRLE do Brasil, mudanças não são reversíveis, mas empresas podem reduzir efeitos

16/10/2023 às 19h32
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Inverno mais quente em 60 anos no Brasil, registros de ciclones e tornados no Sul e a 5ª maior seca da história no Amazonas. Eventos meteorológicos extremos que acontecem diante das mudanças climáticas, que representam transformações significativas nos padrões de clima e temperatura do planeta ao longo do tempo. Como principal causa delas, a atividade humana. 

Para William Padilha, engenheiro civil e Diretor Técnico da WEHRLE do Brasil, associada da AHK Paraná, não há como reverter de maneira imediata tais mudanças, mas ainda há possibilidade de um compromisso mundial para que sejam diminuídos esses efeitos, e permanece um desafio para os pesquisadores. 

“Em alguns pontos, as mudanças que estamos vendo são piores do que se previa, pois não considera todas as interações com outros eventos climáticos, como o El Niño. Não há uma maneira simples de reverter isso em um primeiro momento, mas ainda há possibilidade de um compromisso mundial para serem minorados esses efeitos,” afirma. 

Neste cenário, as indústrias têm papel fundamental no controle das mudanças climáticas, não só com o compromisso de gestão mais eficiente de recursos e processos, mas também com a responsabilidade de mitigar os efeitos de suas operações à sociedade, pautadas por uma governança forte, alinhada com os valores do negócio. E sim, há um risco direto para a indústria. 

Um exemplo concreto que podemos dar é o Water Risk Index, que é a mensuração feita para entender quais são os riscos ligados à água associados à operação de um negócio/empresa ou investimentos. Essa gestão envolve não apenas a falta do recurso, mas também sua disponibilidade em excesso.
“O que as mudanças climáticas trazem é mais adversidade climática e mais riscos. Eu acredito que, com o tempo, a gente vai se acostumando a esses novos riscos, mas mapeá-los em uma empresa é muito importante, porque, sabendo que eles existem, a gente até começa a entender melhor os impactos do aquecimento global na nossa operação,” explica William.
O engenheiro ressalta a importância das empresas adotarem uma política de gestão ambiental, social, e de governança (ESG) que seja coerente com a responsabilidade que a empresa entende como sua diante da sociedade. Cada empresa tem um papel passivo, que é melhorar realmente suas operações, torná-las mais eficientes, emitir menos carbono, manejar os recursos hídricos, os resíduos de produção, entre outros.
 “Estas políticas são parte do ESG, que é como a sustentabilidade é aplicada ao meio corporativo, e são variadas: cada empresa atua de modo específico, de acordo com as particularidades de cada setor. De qualquer maneira, elas saem do mesmo ponto em comum, que é o entendimento sobre suas responsabilidades sobre seus produtos e serviços, e, dentro dessa compreensão, tentam fazer um projeto que tenha impacto positivo nas mudanças climáticas. Isso é feito por meio de metodologia coerente com a organização”, conta o Diretor Técnico da WEHRLE. 

A atenção às mudanças climáticas tem sido cada vez mais exigida das empresas. Na avaliação de William Padilha, a empresa pode usar a base dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, da ONU, ou pode trabalhar de uma maneira mais corporativa, através do Global Report Initiative, que é o GRI. O mercado demanda ações alinhadas à mitigação das mudanças climáticas, e a maneira mais direta de fazer isso é o comprometimento ESG. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias