Em ação integrada à Operação Mata Atlântica em Pé IX, a Polícia Militar Ambiental embargou 0,74 hectares de área degradada e aplicou multas que somam R$ 12 mil a um proprietário rural de Nova Cantu. A infração foi identificada através de alerta de desmatamento emitidos pela Plataforma MapBiomas.
Durante a fiscalização, os militares constataram a supressão total da vegetação nativa em dois pontos distintos da propriedade. No local, que era uma Área de Reserva Legal, foram encontrados 0,31 ha e 0,43 ha de Mata Atlântica totalmente suprimidos, incluindo espécies protegidas como canela e feijão-cru. As áreas foram convertidas irregularmente para pasto e agricultura, o que impede a regeneração da floresta.
De acordo com a polícia, o proprietário assumiu a responsabilidade pelo desmate, realizado em outubro de 2024 sem qualquer autorização dos órgãos ambientais. A supressão foi feita com uso de maquinário pesado de terraplenagem.
Além do embargo das áreas, que deverão passar por recuperação ambiental, o responsável foi autuado por infringir o Art. 48 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).