Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
21°

Chuvas esparsas

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Meio Ambiente

Estratégia de SP para a gestão dos recursos hídricos será tema de painel

A modelagem que o estado de São Paulo está adotando para o tema “A estratégia do estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e para a u...

28/09/2023 às 19h25
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Para apresentar como o Governo do Estado de São Paulo está estruturando programas como o Integra São Paulo, com vistas a atender ao Novo Marco nos municípios não operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), esta 34ª edição do Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2023 contemplará o painel "A estratégia do estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e para a universalização do saneamento". O debate acontecerá no dia 4 de outubro (quarta-feira), das 16h às 17h, na Sala Cantareira 3.

O painel é coordenado por Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp. Segundo ela, as abordagens deste painel consideram a LF 14.026 de 15/07/2020, que prevê articulação entre o Plano Nacional de Saneamento Básico e o Plano Nacional de Recursos Hídricos, a universalização, integralidade, abastecimento de água, esgotamento sanitário, realizados de forma adequada à saúde pública, à conservação dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente, assim como a articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde, de recursos hídricos e outras de interesse social relevante, destinadas à melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante.

Para participar desta discussão, Ester Feche informa que os organizadores do evento convidaram as palestrantes Mara Ramos, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE-SP); Samantha T. Souza, subsecretária da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo; e Wanda Risso Günther, professora do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), como moderadora.

"Consideramos importante essas participações para que seja apresentada a modelagem que o Estado de São Paulo está adotando para esse tema, e como esse modelo pode servir também de benchmarking para os demais participantes, não só do Estado de São Paulo, mas também de outros estados que buscam alternativas e soluções para as questões de recursos hídricos e universalização do saneamento", salienta Ester.

A coordenadora considera a participação do Governo do Estado significativa, pois há grandes áreas metropolitanas em São Paulo com diferentes contextos, hídricos e sociais, desafiadores para os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos nessa gestão, como Integra São Paulo, que contempla os desafios da disponibilidade hídrica e o acesso universal em contextos sociais diversos, por meio de modelagens inovadoras, é um dos principais destaques deste Painel 4.

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link: https://fenasan.com.br/programacao/

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 - "Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável" - de 3 a 5 de outubro

Painel 4 - "A estratégia do estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e para a universalização do saneamento".

Quando: 4 de outubro (quarta-feira), das 16h às 17h - Sala Cantareira 3

Onde: Pavilhão Branco - Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias