A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ouve nesta terça-feira (29) o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade, sobre denúncias de irregularidades em repasses a municipíos.
A audiência pública acontece no plenário 13, às 9 horas.
A reunião foi solicitada pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), com apoio dos deputados Vinicius Poit (Novo-SP), Paulo Ganime (Novo-RJ), Lucas Gonzalez (Novo-MG), Tiago Mitraud (Novo-MG), Alexis Fonteyne (Novo-SP), Adriana Ventura (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC).
Van Hattem cita notícias veiculadas pelo jornal O Estado de São Paulo, em 8 e 11 de maio deste ano, acerca de supostas irregularidades em repasses de recursos federais realizados pela empresa pública a municípios e em contratos de asfaltamento.
Em um dos casos, "sob o pretexto de promover a compra de implementos agrícolas e operações conexas, poderiam abranger compras com indícios de sobrepreço", diz o deputado. Noutro, "parte dos recursos indicados por parlamentares estariam sendo utilizados para financiar contratos de asfaltamento cujas licitações teriam sido consideradas irregulares pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU)".