Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Piauí

Sádia Castro visita Capadócia Piauiense

Essa visita técnica é o primeiro passo para tornar a área uma unidade de conservação.

24/06/2021 às 14h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, esteve no município de São José do Piauí, localizado a 30km de Picos, em visita técnica a área popularmente conhecida como Cidade de Pedras e Capadócia Piauiense.

A região fica, especificamente, entre os municípios de São José do Piauí e São João da Canabrava, numa área marcada por grande beleza cênica caracterizada por formações rochosas que através da erosão da água e do vento esculpiram paredões areniticos dinâmicos e cercados de rica geodiversidade e destacado patrimônio natural.
” A Capadócia Piauiense apresenta um conjunto gigantesco de vales profundos e altas formações rochosas em formato de torres que lembram as “Torres de Fada” da Turquia, mas, é o Piauí no seu estado mais puro e natural, de belezas infinitas”, destaca a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

As pesquisas realizadas pelo professor do curso de geografia da UFPI, José Francisco Araújo, serviu de base para a identificação dessas áreas de relevante interesse ambiental, científico e cênico, como explica o Auditor Fiscal Ambiental da Semar, Felipe Gomes:

“Essa primeira visita é de reconhecimento de campo. Identificamos que existe duas áreas alvos: uma na região de São José do Piauí e outra em São João da Canabrava. Essa primeira visita foi para verificar os principais pontos de interesse cênico e os desafios geomorfológicos. Após isso tem a etapa de escritório onde vamos aprofundar os estudos sobre os atributos naturais para também realizar a categorização da unidade de conservação, se de proteção integral ou de uso sustentável”, pontua o auditor.

Estiveram presentes na visita técnica os Auditores Fiscais Ambientais da Semar Felipe Gomes e Grattyelle Teles; o consultor em geoprocessamento do CGEO/Semar, Marco Aurélio Lira; os professores José Francisco Araújo e Ronaldo Adriano; a Secretária de Meio Ambiente de São José do Piauí, Joyce Bezerra; a técnica da Secretaria de Educação de Bocaina, Simoní Portela e o guia de turismo Josely Clementino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h19 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias