Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 02:40
44 99157-4575
Política Estadual Mesmo

Mesmo com a pandemia, Aulão do Enem foi realizado pela Assembleia Legislativa

Mesmo com a pandemia, Aulão do Enem foi realizado pela Assembleia Legislativa

29/12/2020 10h50 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Mesmo com a pandemia, Aulão do Enem foi realizado pela Assembleia Legislativa

Apesar do distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus e as aulas suspensas de forma presencial nos colégios, o Assembleia no Enem, projeto desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, foi realizado em 2020.

O programa é uma forma de ajudar aos estudantes paranaenses na preparação das provas do Exame que pode garantir o acesso à universidade e disponibiliza mais de 500 videoaulas, apostilas, além da realização do Aulão do Enem no plenário da Assembleia.

Acostumados com o plenário lotado com mais de 700 estudantes a cada edição do Aulão, os professores da ONG Instituto Educacional Eureka, parceira do projeto, também tiveram que se adaptar com o plenário vazio e dar as aulas de forma mais criativa para prender a atenção às centenas de estudantes que acompanham a transmissão de suas casas. As aulas foram veiculadas pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo e durante a transmissão atingiu mais de 25 mil pessoas pelo Facebook.

Como disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) no dia da realização do aulão virtual, um espaço diferente foi criado para a aula do Enem deste ano. “Lembramos deste Plenário tomado por estudantes. Hoje é um momento diferente. Estamos nos reinventando para proporcionar aos alunos uma preparação para o Exame. A Assembleia oferece mais uma vez um espaço de aprendizado”, disse. Traiano lembrou o pioneirismo da Assembleia na criação da aula. “Esta é uma iniciativa pioneira em todo o País. Uma grande contribuição do Poder Legislativo. Desejamos sucesso a todos que vão fazer a prova”, completou o presidente. 

Já o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), lembrou as mudanças de paradigmas que a pandemia impôs à educação. “É um momento de mudança. A educação precisa ser democratizada. Este é o ponto de partida deste aulão do Enem. Abre espaço para todos de forma igual. Como não podemos nos reunir presencialmente, esta ação de usar o ensino a distância é inovadora. Viva a educação!”, disse Romanelli.

O coordenador da ONG Instituto Educacional Eureka, professor Marlus Geronasso, lembrou a importância do Legislativo na educação dos alunos, mesmo que de forma remota. “Há alguns anos a Assembleia entende que esse espaço de importantes discussões pode se tornar uma grande sala de aula. Agradecemos à Mesa Executiva por mais uma vez abrir esta Casa para a educação, possibilitando fazermos o primeiro aulão virtual do País”, comentou. Além deles, a diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Katia Chagas, participou da abertura do evento.

Com as provas marcadas para o início de 2021, os estudantes ainda têm condições de acessar ao conteúdo para aprimorar ainda mais os estudos. O Aulão do Enem 2020, bem como o vídeo das edições anteriores, as videoaulas e as apostilas de testes, pode ser acessado na página do projeto Assembleia no Enem (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem)

O projeto - O “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a lotar o Plenário do Legislativo em aulões inéditos. Também foram distribuídos quatro mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

Novas videoaulas foram produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem). No site também já está disponível para os alunos um novo caderno de exercícios.

A apostila contém exercícios que já apareceram nas provas do Enem e foram selecionados pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka. Na página do projeto na internet também é possível acessar as apostilas dos aulões anteriores e todas as videoaulas produzidas para auxiliar na preparação para o Enem e para os vestibulares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias