Sábado, 27 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Meio Ambiente

Investimento da Coca-Cola pode ser a solução para pontos de perfuração

A multinacional Coca-Cola investiu mais de R$ 1 mi em estudos sobre aquíferos em Minas Gerais, com o objetivo de entender o comportamento hidrogeol...

19/03/2024 às 12h51
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Freepik
Freepik

Em um esforço para aprimorar a gestão hídrica em Minas Gerais, a Coca-Cola destinou mais de R$ 1 milhão para investigações aprofundadas sobre aquíferos na região. É o que traz a notícia desenvolvida pelo O Tempo.

Desde a instalação de sua maior fábrica no Brasil, localizada na Serra da Moeda, em Itabirito/MG, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em analisar os recursos hídricos dos aquíferos Cauê e Gandarela. 

O objetivo foi proporcionar um uso mais eficiente desses recursos, beneficiando não apenas a empresa, mas também a comunidade, o governo e demais indústrias que desempenham suas atividades na área.

Afonso Smiderle, Diretor da AVS Poços Artesianos, empresa localizada em Campinas/SP, traz a sua visão sobre o tema: “Existem dois métodos bem conhecidos que podem ajudar a determinar as chances de um local ter água contínua. O primeiro deles é o estudo hidrogeológico, uma abordagem que visa entender a dinâmica das águas subterrâneas em uma determinada região. Esse método envolve análises das características geológicas e hidrológicas do subsolo, proporcionando informações sobre a presença e comportamento dos aquíferos.”

O segundo método mencionado por Smiderle é a geofísica, uma técnica avançada que emprega instrumentos para medir as propriedades físicas do subsolo, incluindo a resistividade elétrica. Esta técnica possibilita o mapeamento preciso das camadas subterrâneas, facilitando a identificação de zonas com potencial para reservatórios de água. Ele enfatiza que, através do levantamento geofísico, é possível diferenciar áreas compostas por rocha das que contêm água, contribuindo significativamente para a eficiência na localização de poços.

Ainda de acordo com o Diretor, a combinação desses métodos oferece uma avaliação mais abrangente e confiável para a localização de pontos de perfuração, assegurando não apenas a presença de água, mas também sua disponibilidade contínua. 

Entretanto, Afonso pontua que “Muitas pessoas desconhecem as normas que regem a perfuração desses poços, como a ABNT NBR 12212, que trata da captação de água subterrânea, e a NBR 12244, que aborda a construção de poços tubulares.”

A surpresa vai além, pois a Lei Federal 9433/97, que estabelece a Política Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, impõe diretrizes adicionais. Autoridades responsáveis pela gestão hídrica na região onde o poço será construído têm o papel de emitir as licenças necessárias, garantindo que o processo ocorra em conformidade com a legislação.

“Ao atender às normativas e obter as licenças pertinentes das autoridades locais, os empreendedores e proprietários de poços artesianos se resguardam legalmente e contribuem para a preservação dos recursos hídricos, fortalecendo a política nacional de gestão ambiental”, finaliza o Diretor da AVS. 

Para entender mais, basta acessar @avs_pocos no Instagram. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias