O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Governo da Suécia anunciaram, nesta quarta-feira (28), os quatro times vencedores do Desafio Climático das Cidades Inteligentes (Climate Smart Cities Challenge, no original em inglês). Lançada em novembro de 2021, a iniciativa é uma competição de inovação aberta para identificar soluções climáticas inteligentes e reduzir o impacto das mudanças climáticas em quatro cidades do mundo: Bogotá, na Colômbia; Bristol, no Reino Unido; Curitiba, no Brasil; e Makindye Ssabagabo, na Uganda.
As soluções escolhidas abordam desafios específicos para cada uma das quatro cidades participantes, passando por temas como transporte de cargas e moradia acessível. A partir de agora, as equipes devem demonstrar, na prática, como suas soluções de tecnologia limpa vão ajudar a construir um melhor futuro urbano para todos e todas.
Para isso, as quatro equipes passam agora à fase de planejamento, compartilhando um prêmio de 400 mil euros para investir nas soluções. Ao longo de 2021, a meta será demonstrar essas iniciativas, com o objetivo final de viabilizá-las para a realidade das cidades.
Histórico - Nos últimos meses, 45 finalistas se uniram em equipes para propor soluções combinadas e colaborativas para cada um dos desafios individuais das cidades participantes. Ao final de uma fase de co-criação, um total de 12 times prepararam propostas e apresentaram suas ideias em uma série de sessões de pitch para representantes das cidades.
Um painel consultivo de especialistas avaliou as propostas dos times e fez suas recomendações técnicas para as cidades, que escolheram as quatro equipes vencedoras.
“As cidades são cruciais para uma transição bem-sucedida para a neutralidade climática e elas não podem atingir esse objetivo sem o apoio de atores essenciais da sociedade civil, academia, empresas e governo. O Desafio Climático das Cidades Inteligentes adota uma abordagem sistêmica para enfrentar um dos desafios mais complexos que enfrentamos hoje, para garantir um futuro melhor para todos", ressaltou o diretor da Divisão de Soluções Globais do ONU-Habitat, Rafael Tuts.
"Juntamente com as quatro cidades, as equipes vencedoras estão agora planejando a fase de demonstração do projeto. Temos grandes esperanças de que isso acelere a transição justa para cidades neutras em termos climáticos, em vez de apenas melhorar de maneira incremental a eficiência das ações climáticas das cidades”, complementa a gerente do Programa Sueco de Inovação Estratégica Viable Cities, Olga Kordas.
As equipes vencedoras do Desafio Climático das Cidades Inteligentes trabalharão com as prefeituras das cidades, investidores e outros parceiros para demonstrar novos caminhos e capacidades para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para a restauração da natureza, justiça social, saúde, segurança, emprego e outros benefícios sociais.
As equipes vencedoras são:
Parceiros - A iniciativa é uma parceria entre Viable Cities, ONU-Habitat, Associação Sueca de Engenharia (Teknikföretagen), Vinnova, Agência Sueca de Energia, Gabinete do Prefeito de Bogotá, Secretários de Mobilidade e Meio Ambiente, Câmara Municipal de Bristol e Festival de Habitação de Bristol, Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba (IPPUC) e Prefeitura de Curitiba, Câmara Municipal de Makindye Ssabagabo, ABB, Business Sweden, Ignite Sweden, Mission Innovation, Nesta Challenges, NIR, Scania, Sveriges Allmänna Utrikeshandelsförening (SAU), Swedish Export Credit Corporation (SEK), Smart City Suécia, Agência Sueca para o Crescimento Econômico e Regional, Instituto Sueco e Secretaria Sueca para a Expo 2020 Dubai.
Conheça as quatro cidades do Climate Smart Cities Challenge:
Desafio: Melhorar a mobilidade de carga e reduzir as emissões de gases de efeito estufa com base no congestionamento em Bogotá.
Desafio: Contribuir para um novo modelo de entrega de residências econômicas e neutras em carbono em Bristol.
Desafio: Avançar com novos modelos para a criação de bairros de carbono zero em Curitiba.
Desafio: Propor maneiras escalonáveis de desenvolver casas com baixo teor de carbono, com eficiência energética e preços acessíveis em Makindye Ssabagabo.