Quinta, 18 de Abril de 2024

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Energia solar

Cientistas projetam material capaz de coletar energia solar 24 horas por dia

Tecnologia poderá ser usada na conservação de energia em edifícios e no fornecimento de energia no espaço sideral

28/05/2022 às 13h23
Por: Redação Fonte: http://www.chinahoje.net/cientistas-projetam-material-capaz-de-coletar-energia-solar-24-horas-por-dia/
Compartilhe:
Xinhua/Zhang Du
Xinhua/Zhang Du

Um novo tipo de material que pode absorver o calor do sol durante o dia e emitir energia para o espaço sideral para obter resfriamento à noite foi desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

A base do material de revestimento é a película de dióxido de vanádio (VO2) e sua mudança do modo de aquecimento para o modo de resfriamento ao longo de um ciclo dia-noite de 24 horas não cria custos extras de energia, de acordo com Pei Gang e Zou Chongwen, cientista líder do projeto da universidade.

Com propriedades de autoadaptabilidade, a película VO2 está em fase metálica e pode ser aquecido a 170 graus Celsius acima da temperatura ambiente sob a luz do sol, enquanto no escuro, a película VO2 se transforma em um isolante e pode ser resfriado a 20 graus Celsius abaixo da temperatura ambiente.

O estudo representa uma nova abordagem para a energia renovável da luz solar e do espaço sideral e é de interesse emergente, de acordo com sua revisão por pares. O material pode ser aplicado em áreas como conservação de energia em edifícios, refrigeração de sistemas fotovoltaicos, termelétricas e fornecimento de energia no espaço sideral, de acordo com Pei.

O problema para o uso do material é o alto custo, porém, materiais substitutos com técnicas semelhantes, mas de menor eficiência, aproximam-se da produção em massa, disse Pei. Os resultados foram publicados online no Proceedings of the National Academy of Sciences.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias