Quinta, 28 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Economia circular

Economia circular e redução de resíduos: aprenda como fazer em casa

Segundo Mariana Schuchovski, professora doutora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, é possível praticar a economia circular com três passos simples

23/05/2022 às 19h10
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

As mudanças climáticas e o aquecimento global têm demandado medidas robustas de mitigação de impactos ambientais na produção econômica. Neste cenário, iniciativas como a economia circular, que ajudam a melhorar a gestão de resíduos, se apresentam como uma boa opção tanto para empresas quanto para a sociedade.

Mas o que é Economia Circular? Segundo Mariana Schuchovski, professora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, ela é baseada nos princípios de eliminação de resíduos e poluição, manutenção de produtos e regeneração de sistemas naturais. “Isso significa projetar pensando na durabilidade, reutilização, remanufatura e reciclagem de um produto a fim de mantê-lo circulando na economia por mais tempo”, explica.

Para implementar a economia circular na sua casa, a especialista dá 3 dicas:

1. Recicláveis: Embalagens de alumínio, plástico, vidros e papelão podem ser reciclados, mas nem sempre o serão. Isso acontece porque, na prática, muitos destes resíduos tem baixos índices de reciclabilidade, principalmente por demandarem alto custo no processo. “É importante reforçar que a reciclagem é a última opção dentre as premissas do consumo consciente dos 3R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), assim, vários destes resíduos podem ser reaproveitados, ganhando novas formas de propostas de uso, com muita criatividade e economia”, aponta.

2. Orgânicos: Cascas de frutas e verduras, borra de café, saches de chá e vários outros resíduos podem ser compostados em casa mesmo, diminuindo as emissões de CO2 pelo transporte até o destino final, a emissão do metano pelo resíduo aterrado e a própria sobrecarga dos aterros. “Quando os resíduos orgânicos se decompuserem, serão um excelente adubo orgânico para a horta ou plantas em sua casa”, diz.

3. Perigosos: Pilhas, baterias, eletrônicos e lâmpadas entram na categoria de itens que não podem ser descartados junto com outros resíduos, pois contaminarão o solo, a água e o ar. Estes devem ser separados em casa para serem destinados depois, de forma correra, conforme cada caso. “Para cada tipo, existe uma forma de coleta e destinação, que garantirão que estes resíduos sejam reciclados, reaproveitados e passem a integrar a cadeia da economia circular”, complementa Mariana Schuchovski.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias