Sábado, 20 de Abril de 2024
11°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Ação Social Sergipe

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher empossa representantes para o biênio 2022-2024

Objetivo é contribuir para a deliberação, fiscalização e controle social das políticas públicas de promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero

07/03/2022 às 13h35
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

Na última sexta-feira (04), mulheres representantes de 19 entidades governamentais e não-governamentais foram empossadas para integrar o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). Com o objetivo de contribuir para a deliberação, fiscalização e controle social das políticas públicas de promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero, o Conselho foi criado em 1998 pela Lei estadual nº 3.972.

A solenidade de posse aconteceu no pátio da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), celebrando a admissão das membras titulares e suplentes que atuarão durante o biênio 2022-2024; e foi aberta pelas apresentações da cantora Lari Lima e do Coletivo de Mulheres Diversos, do Município de Estância, com o Recital ‘O útero é do tamanho de punho’. O evento contou com a contribuição da Loja Afro Empreendedora Negra Luz, que cuidou da decoração da mesa de honra.

Para a secretária de Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, o CEDM atua como linha de frente acerca de questões importantes relacionadas à garantia dos direitos das mulheres no Estado. “A responsabilidade é de qualquer uma de nós, enquanto gestoras ou representantes que estamos assumindo e com a possibilidade de realizar e mudar a situação da mulher aqui no estado de Sergipe, trazendo o espaço que a mulher merece. A secretaria tem contado sempre com o apoio do Tribunal, da Assembleia, do Ministério Público, da Defensoria Pública, que têm estado firmes nessa rede de proteção, inclusive com todo o trabalho que temos realizado para viabilizar a concretização da Casa da Mulher Brasileira; e o Conselho tem sido um espaço de grande atuação e de possibilidades de elaboração de políticas públicas para a mulher”, afirmou.

A vice-governadora Eliane Aquino reforçou o espaço do Conselho como fundamental para a construção e execução de políticas públicas contínuas para a mulher. “A gente precisa dessa igualdade. Igualdade econômica, igualdade de gênero, igualdade de oportunidade. A gente não quer só que seja construída uma Lei para que tenha menos trinta por cento de vagas nas candidaturas, por exemplo. Nós queremos que as mulheres sejam representadas em todos os espaços. Por isso, eu desejo que essa nova gestão esteja muito forte, seja muito iluminada, que seja muito técnica e que seja muito consciente das nossas lutas, e me coloco completamente à disposição para estar nessa luta com todas vocês. Eu sou mais uma combatente”, disse Eliane Aquino.

A coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres da Seias e atual presidente do CEDM, Erika Leite Santana, ressaltou a relevância da atuação do Conselho junto à sociedade. “O mês de março começa com essa ação, que é a posse do Conselho dos Direitos da Mulher. Uma posse que é muito representativa dentro de uma diversidade de mulheres que compõem o Conselho, desde a sociedade civil até as entidades governamentais, que também estão aqui presentes. Isso é um marco, trazer para a nova gestão a presença dessas entidades, com a vontade cada vez maior de transformar essa realidade, que ainda é de muita violência e desemprego para as mulheres do nosso estado, Então, o objetivo do conselho é trazer esse novo fôlego”, pontuou.

Na ocasião, a juíza Rosa Geane Nascimento, Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) também reforçou que o compromisso com os direitos da mulher é de primordial importância, sendo uma tarefa de todas e todos. “Somos nós que fazemos a diferença onde quer que estejamos, mas precisamos reforçar, junto à sociedade, a importância da promoção das políticas públicas para a mulher. É de fundamental importância a articulação de políticas no Conselho, na Coordenadoria da Mulher, no Ministério Público, nas associações, nas ONGs, onde quer que estejamos. Sinto-me muito bem representada por todas as mulheres que estão compondo o Conselho, e saibam que podem contar conosco para absolutamente qualquer coisa”, afirmou.

Conselheiras eleitas

Dentre as conselheiras eleitas, a representante do Instituto Social Ágatha, Valéria Santos, destacou a luta em defesa da mulher das entidades que compõem o Conselho Estadual. “A importância do Conselho é principalmente o debate, é ouvir as diversas mulheres, e através dessa escuta e desse diálogo, juntas pensarmos em políticas públicas para as mulheres sergipanas, sejam elas as mulheres dos mares, as mulheres dos campos, afinal, ninguém melhor do que uma mulher para pensar na defesa de outra mulher. Por isso, estamos aqui para reafirmar que esse Conselho tem sido de grande relevância para o Estado de Sergipe”, avaliou.

Para a também conselheira eleita, Sônia Maria dos Santos, representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a diversidade é a força motriz do CEDM. “Uma importância muito grande poder trazer um pouco de todas as mulheres para este espaço, trazer a diversidade de mulheres. Viemos do campo, da cidade, da rede extrativista, para assim, somar todas as forças. Independente de onde estejamos, que estamos juntas para lutarmos pelo fim da violência contra as mulheres e pela igualdade entre os gêneros”, concluiu.

Confira abaixo a lista das novas conselheiras do CEDM:

Órgãos não governamentais:

Representantes titulares: 

Thaynam Alves de Oliveira – Representante da Associação Casamor

Rosemaria Fonseca Santos – Representante do Espaço Cura da Alma

Valdilene Oliveira Martins – Representante do Instituto Ressurgir

Sirley Ferreira Dos Santos – Representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Geonísia Vieira Dias – Representante do Movimento de Mulheres Marisqueiras de Sergipe (MMS)

Iza Luanne Santos Moura – Representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP 19º)

Cleide Matias de Jesus – Representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores E Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase)

Juliana de Almeida Aguiar Silva – Representante do Movimento Popular em Saúde (Mops)

Adélia Moreira Pessoa – Representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM)

Talita Verônica da Silva – Representante da Organização Não Governamental Ágatha (ONG Ágatha)

Nelmires Ferreira da Silva – Representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Rosangela de Jesus Santos – Representante do Sindicato dos Bancários de Sergipe

Representantes suplentes:

Débora Oliveira de Matos – Representante da Associação Casamor

Lidiane de Melo Drapala – Representante do Conselho Regional De Psicologia (CRP 19º)

Ana Sophia Oliveira Filipin – Representante do Espaço Cura da Alma

Marildete Oliveira Cruz Campos – Representante do Instituto Ressurgir

Sônia Maria Malaquias Dos Santos – Representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Gilsa Maria Santos- Representante do Movimento de Mulheres Marisqueiras de Sergipe (MMS)

Mônica Silva Ramos de Souza – Representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (FETASE)

Givalda Maria dos Santos Bento – Representante do Movimento Popular Em Saúde (MOPS)

Bruna Menezes Carmo – Representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam)

Valéria Santos Chapman – Representante da Organização Não Governamental Ágatha (ONG Ágatha)

Tereza Cristina Santos Martins – Representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Lavinia Talita Sobral Sacramento –  Representante do Sindicato dos Bancários de Sergipe

Órgãos Governamentais:

Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc)

Maria Aparecida Souza Couto (Titular)

Nadja Tavares Bispo Reis (Suplente)

Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Elaine Cardoso Santos De Castro (Titular)

Kátia Solange Andrade Santos Valença (Suplente)

Secretaria de Estado de Inclusão Social  (Seias)

Erika Leite Santana (Titular)

Larissa Celina De Carvalho Santos (Suplente)

Secretaria de Segurança Pública  (SSP)

Fabíola Goes Dos Santos (Titular)

Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc)

Edjane Lima Marinho (Titular)

Juliana Gomes Dos Anjos (Suplente)

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs)

Noêmia Alice Nery Lobão Cruz (Titular)

Thais Eloy Guimarães Nascimento (Suplente)

Organismo Municipal de Políticas Públicas para Mulheres Barra dos Coqueiros

Edênia Francisca Santos Gouveia (Titular)

Andreza dos Santos Pinto (Suplente)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Dom 26°C 12°C
Seg 28°C 15°C
Ter 28°C 17°C
Qua 27°C 19°C
Qui 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias