Com motores elétricos nos equipamentos de perfuração, o campo de Changqing, o maior campo de petróleo e gás da China, com uma história de mais de 50 anos, vem buscando o desenvolvimento verde e de baixo carbono enquanto aumenta a produção.
O campo está localizado nas terras ermas da bacia do Rio Amarelo, com 16 zonas de proteção ecológica e 48 afluentes distribuídos na área. Nos anos recentes, Changqing fechou quase mil poços de petróleo e gás em reservas naturais e áreas de fontes de água.
Graças à inovação tecnológica e à melhoria da gestão, a produção anual de petróleo e gás do campo aumentou de 50 milhões de toneladas em 2013 para 60 milhões de toneladas em 2020. O número total de trabalhadores, no entanto, permaneceu dentro de 70 mil, marcando um aumento na produção e na eficiência.
Por meio de inovações como poços horizontais, o campo de petróleo economizou quase 43 mil hectares de terra — o equivalente a 60 mil campos de futebol padrão. A plataforma H9, que cobre uma área de apenas 2,67 hectares, possui poços que se estendem por vários quilômetros no subsolo e tem acesso a cerca de 2 mil hectares de reservas subterrâneas.
“A modernização tecnológica tornou possível um aproveitamento mais profundo, injetando nova vitalidade nos poços antigos”, comenta Ma Hong, chefe da fábrica de produção de petróleo nº 12 do campo petrolífero de Changqing.