Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Ação Social Sergipe

Socioeducandos da Fundação Renascer recebem serviços de barbearia e corte de cabelo

Ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão e Curso Mais Aracaju

18/11/2021 às 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe

Adolescentes acolhidos nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo Case I e Case II, unidades de semiliberdade administradas pela Fundação Renascer, receberam serviços de barbearia e corte de cabelo, através de parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) e o Curso Mais Aracaju. Ao todo, 25 socioeducandos participaram da ação, que além de elevar sua autoestima, gerou novas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. A atividade faz alusão ao Novembro Azul, mês mundial pela saúde do homem.

Os serviços foram realizados por formandos do Curso Mais Aracaju, como ação prática de estágio, como conta a coordenadora pedagógica e gerente da instituição, Isabel Araújo. “A ação faz parte da programação em alusão ao Novembro Azul. Entramos em contato com a Seias para levar esses novos formandos para as instituições de apoio, com o objetivo de promover a prática do curso de Barbearia. Além disso, os instrutores geralmente são da idade dos jovens e a presença deles pode ser de extrema importância, colaborando não só para uma mudança no visual, mas também para abrir a mente deles para o mercado de trabalho”, ressalta Isabel.

A ação estimulou o interesse dos socioeducandos com a prática profissional de Barbearia, segundo relata a assistente social e coordenadora do atendimento socioeducativo da Diretoria Operacional (Dirop) da Fundação Renascer, Elaine Santana. “A realização de atividades como esta desperta o interesse dos jovens. Alguns já têm o talento para a barbearia e corte de cabelo. Então, essas atividades são inspiradoras. Esperamos poder implementar cursos profissionalizantes de curto prazo como este, para os jovens em medidas socieoeducativas, visto que é uma atividade que pode gerar renda de forma imediata”, completa a coordenadora.

Para o diretor da Case I, Milton dos Santos, a iniciativa gera inclusão social para os socioeducandos e reforça a o interesse da unidade pelo desenvolvimento do cursos para os jovens. “Receber esses serviços de beleza foi de extrema importância, já que cumprem medidas em semiliberdade e, aos finais de semana, estão com familiares e gostam de cuidar da aparência. Além disso, este é um curso que eles sempre solicitam, pois gostam da atividade de corte de cabelo. Para eles, essa é uma profissão que poderá trazer uma nova perspectiva, a partir do momento em que eles possam trabalhar com isso quando saírem da unidade”, aponta Milton.

Também para o diretor da Case II, Ronaldo Santos, a parceria com o Curso Mais é muito positiva e a oferta dos serviços para os jovens fortalece sua autoconfiança. “Sabemos o quanto um corte de cabelo pode aumentar a autoestima de alguém. Então, o serviço realizado é muito importante para eles. Espero que futuramente esses jovens possam fazer o curso profissionalizante de barbeiro para que, à medida que voltem totalmente ao convívio social, retornem com uma perspectiva de trabalho”, destaca Ronaldo.

A parceria entre a Seias e o Curso mais Aracaju é de longa data, com serviços de cuidado e cursos realizados também para trabalhadoras da Seias, jovens mulheres que cumprem medidas socioeducativas, entre outras. É o que relata a referência técnica em Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ da Seias, Adriana Lohanna. “A atividade proporcionada para os meninos é de suma importância, pois levanta sua autoestima, sobretudo diante das saídas aos fins de semana. A parceria é um marco estratégico para planos futuros que esperamos realizar aqui na Case I e II”, finaliza.

Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
Foto: Reprodução/Secom Sergipe
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias