Terça, 19 de Março de 2024
20°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Tocantins

Câmara Técnica Permanente do ICMS Ecológico aprova alteração na Lei Estadual nº 2.959/2015

Alterações tratam dos impactos na repartição dos benefícios aos municípios

10/09/2021 às 18h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Reunião virtual ocorrida nessa sexta-feira, 10 - Foto: Semarh/Governo do Tocantins
Reunião virtual ocorrida nessa sexta-feira, 10 - Foto: Semarh/Governo do Tocantins

Membros da Câmara Técnica Permanente do ICMS Ecológico (CTPICMS-E) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovaram, por meio de videoconferência, nesta sexta-feira, 10, a proposta de alteração da Lei Estadual nº 2.959/2015, que dispõe sobre critérios de distribuição das parcelas municipais do ICMS.

As alterações sugeridas tratam dos impactos na repartição de benefícios do ICMS Ecológico aos municípios, ampliando o alcance do índice de Conservação da Biodiversidade e Terras Indígenas e Quilombolas, no sentido de contemplar as ações municipais nas unidades de conservação nas esferas municipal, estadual e federal.

O texto prevê também, alteração na distribuição dos percentuais dos índices que compõem o critério do meio ambiente, dando mais ênfase às ações de saneamento básico e controle, além do combate às queimadas desenvolvidas pelos municípios.

“Constatamos que as prefeituras precisam de um reforço maior para ampliar as ações de controle e combate aos incêndios florestais e a proposta beneficia os municípios neste sentido, corrigindo assim, qualquer distorção na redistribuição dos recursos do ICMS Ecológico”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Yashida.

Durante a videoconferência, a proposta de alteração da lei foi apresentada a fim de ouvir a opinião dos demais membros para discussão e aprovação. As sugestões foram apresentadas pelo Grupo de Trabalho formado por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A proposta de alteração da lei ainda passará por discussão na Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e será, também, submetida à aprovação da plenária do Coema para, posteriormente, ser enviada à Casa Civil.

Ainda na presente sessão, os integrantes da Câmara Técnica também votaram para que a Semarh seja o órgão responsável pela coordenação desta Câmara Técnica, com aprovação por unanimidade.

A próxima reunião da CTPICMS-E, também será no formato virtual, marcada para a próxima quarta-feira, 15, e dará continuidade aos trabalhos do grupo, com previsão para início às 8h15.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias