Terça, 19 de Março de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Amazonas

Segunda reunião interinstitucional abre caminhos para ordenamentos dos flutuantes na orla de Manaus

Foram pontuados encaminhamentos feitos anteriormente na convocação do dia 19 de agosto, como a elaboração do Plano da Bacia do Rio Tarumã-Açu

03/09/2021 às 22h30
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

OInstituto de Proteção Ambiental do Amazonas(Ipaam) realizou, na tarde desta sexta-feira (03/09), a segunda reunião interinstitucional para a definição de diretrizes e competências para o ordenamento de estruturas flutuantes na orla de Manaus, com destaque para a região do Rio Tarumã-Açu.

O encontro, que contou com transmissão on-line através das redes sociais do Instituto, envolveu uma comitiva composta por órgãos municipais, estaduais e federais, com a presença do deputado estadual Serafim Corrêa, Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, Procuradoria Geral do Estado do Meio Ambiente (PGE-AM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além destes, estiveram presentes a Associação dos Flutuantes do Tarumã-Açu (Afluta) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu (CBHTA).

Na reunião, conduzida pelo diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, foram pontuados encaminhamentos feitos anteriormente na convocação do dia 19 de agosto, como a elaboração do Plano da Bacia do Rio Tarumã-Açu, destacado pelo procurador do Estado, Daniel Viegas, como um importante instrumento para análise do corpo hídrico e definição de soluções frente a problemática das estruturas flutuantes. 

“Não é correto delimitar o Tarumã de uma ponta a outra, é necessário um estudo completo como o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu para definir o pontapé estratégico, que é o alinhamento das competências para o licenciamento desses flutuantes”, ressaltou. 

Além da preparação para o Plano Hidrográfico, o Tarumã-Açu irá receber nos dias 9, 10 e 11 de setembro, equipes de pesquisadores da UEA e técnicos do Ipaam, que farão o monitoramento da qualidade da água através do Programa de Qualidade de Águas, Ar e Solos. O resultado das análises será apresentado na próxima reunião interinstitucional.

Definições

Sobre as propostas definidas, está confirmado para a próxima quinta-feira (09/09), uma ação conjunta entre Ipaam e Procuradoria Geral do Estado (PGE) junto à Marinha e estaleiros, comunicando a suspensão total da emissão de novas permissões e construção de estruturas flutuantes na região do Tarumã-Açu, até a abertura do estudo de capacidade de suporte do corpo hídrico. 

Em paralelo, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), mediante o Governo do Estado, estará propondo à Vara Especializada em Meio Ambiente a regulamentação da concessão do Espelho D’água, hoje um dos critérios para a ocupação da área aquática.

Também está em pauta para as próximas reuniões, juntamente com o Comitê de Bacias, a implementação do Plano de Gestão de Bacia na região do Rio Tarumã-Açu para aprofundamento de dados técnicos e científicos, além de criar meios para o desenvolvimento da relação entre comunidade, turismo e meio ambiente.

Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a reunião foi fundamental para a solução da problemática atual em razão do ordenamento dos flutuantes.

“A reunião foi extremamente proveitosa, pois a partir daqui obtivemos resoluções para curto, médio e longo prazos. Com esse esforço em conjunto e apoio de todas as entidades, creio que daremos a resposta que a sociedade tanto espera sobre a situação dos flutuantes”, afirmou. 

O deputado estadual, Serafim Corrêa, salientou a magnitude dos encontros e discussões que buscam, o mais breve possível, trazer alívio social e ambiental para todos os envolvidos com a questão, desde o presente até o futuro da capital amazonense.

“Nós esperamos que essa união traga a solução mais viável não somente para as pessoas que sobrevivem daquela bacia, como também para o corpo ecológico do rio que necessita de proteção. Essa é a nossa responsabilidade diante das gerações que virão”, enfatizou o deputado estadual.

Sobre a decisão do juiz da Vara Especializada em Meio Ambiente, Diógenes Vidal Pessoa Neto, determinando que os flutuantes localizados nos rios Negro e Tarumã-Açu, em Manaus, sejam retirados da água no prazo de 30 dias, o Estado vai solicitar uma audiência para definir os prazos e as formas de cumprimento da decisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias