Domingo, 22 de Setembro de 2024
18°C 33°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Sancionada lei que beneficia usuários de planos de assistência médica em todo Paraná

Sancionada lei que beneficia usuários de planos de assistência médica em todo Paraná

05/12/2019 às 21h30 Atualizada em 06/12/2019 às 00h30
Por: Redação
Compartilhe:

Mais um projeto de autoria do deputado Evandro Araújo (PSC), em defesa do consumidor e que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, virou lei no Paraná. A partir de agora, as operadoras dos planos de saúde ou seguro privado são obrigadas a fornecer documento, de imediato e por escrito, em caso de negativa de cobertura de exame ou procedimento médico. Sancionada neste mês de novembro, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Lei 20.014/2019 assegura que, mesmo sem requisição o cliente terá direito a receber o comprovante da negativa, com o nome, número do contrato e motivo da negativa de forma clara, inteligível e completa.

Segundo o autor da lei, esta é uma grande conquista dos paranaenses, uma vez que a simples comunicação verbal que existia até então, não trazia a clareza necessária caso o cliente decidisse buscar seus direitos na justiça, diante de uma negativa. “Ainda que a não cobertura a um evento médico esteja de acordo com o que foi firmado em contrato, o consumidor tem direito às informações para que possa, se for o caso, buscar um plano de cobertura mais ampla, futuramente”, defende Araújo.

Entre outras garantias a lei também proíbe o emprego de expressões vagas, abreviações ou códigos de doenças e exames que dificultem a interpretação. 

De acordo com a ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar, existem 2.849.552 beneficiários em planos de assistência médica no Paraná.

Integra da lei em: http://twixar.me/yLLT.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias