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Comissão realiza seminário sobre educação bilíngue para surdos

Comissão debateu projeto que garante aos usuários idosos do SUS acesso aos mesmos exames feitos por quem utiliza o sistema privado

24/06/2021 às 16h26
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
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Seminário vai debater a educação bilíngue de surdos nas escolas - (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Seminário vai debater a educação bilíngue de surdos nas escolas - (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove, na segunda-feira (28), seminário sobre "Modalidade de educação bilíngue de surdos". O tema está previsto no Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

O encontro será no plenário 6, às 9 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa pelo e-Democracia.

Confirmaram presença no evento, entre outras pessoas, o especialista em acessibilidade, consultor e integrante de entidades representativas de defesa dos direitos da pessoas com deficiência, Joaquim Emanuel Leitão Barbosa; e a diretora de Política Educacional e Linguístico da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Flaviane Reis. Veja a lista completa de convidados.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), um dos autores para realização do seminário, lembra que o atual governo publicou o Decreto 10.502/20, que tentou instituir uma “nova” política nacional de educação especial, em substituição à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva", de 2008.

Sistema inclusivo
Além disso, afirma Padilha, o Projeto de Lei 4909/20, aprovado em  primeira instância pelo Senado Federal, altera a LDB, a fim de estabelecer uma modalidade de educação bilíngue de surdos, com apoios técnico e financeiro para a oferta educacional em classes e escolas apartadas do sistema geral de ensino.

"É nítida a violação ao princípio de inclusão plena estabelecido pela CDPD (ONU, 2006), que, em seu artigo 24, define que, para efetivar o direito das pessoas com deficiência à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo, em todos os níveis, com os apoios necessários, garantindo, entre outros, o aprendizado da língua de sinais", finalizou o deputado.

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