Quinta, 18 de Abril de 2024
23°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Curiosidade Memória

Tradição de guardar lembranças em memória de entes queridos data de pelo menos 2.000 anos

Um novo estudo sugere que guardar objetos do dia a dia como lembranças quando um ente querido morre era tão comum na história antiga quanto hoje.

22/06/2021 às 20h37
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/tradicao-de-guardar-lembrancas-em-memoria-de-entes-queridos-data-de-pelo-menos-2-000-anos/
Compartilhe:
Tradição de guardar lembranças em memória de entes queridos data de pelo menos 2.000 anos

Por Julie Gatenby
Publicado na University of New York

O estudo da Universidade de York, no Reino Unido, sugere que itens cotidianos, como colheres e pedras de moer, foram mantidos por pessoas da Idade do Ferro como uma lembrança emocional e um ‘vínculo contínuo’ com o falecido – uma prática que é replicada em sociedades em todo o mundo hoje. A pesquisa se concentrou em “coisas problemáticas”: itens do dia a dia usados ​​ou pertencentes a uma pessoa falecida que os parentes podem não querer reutilizar, mas que não podem simplesmente jogar fora.

No assentamento de citânia escocês Broxmouth, que data de 640 a.C. a 210 d.C, itens do dia a dia, como moinhos de mão, usados ​​para moer grãos, e colheres de osso encontradas entre as paredes de uma casa redonda, poderiam ter sido colocados lá por entes queridos como um meio de manter uma conexão com a pessoa que morreu.

O estudo comparou isso com exemplos contemporâneos de comportamento semelhante, com a retenção de roupas de parentes ou sapatos usados ​​sendo temas particularmente recorrentes.

O Dr. Lindsey Büster, do Departamento de Arqueologia, disse:

É importante reconhecer o poder emocional sólido que os objetos do dia a dia podem adquirir em determinados momentos e lugares. Os arqueólogos tendem a se concentrar no alto valor material ou na quantidade de objetos recuperados e os interpretam como depositados para ter um local seguro a ser guardado ou como presentes aos deuses.

Meu trabalho usa a arqueologia para abrir discussões sobre morte, o processo de morrer e luto na sociedade contemporânea, demonstrando que mesmo os objetos mais mundanos podem assumir um significado especial se eles se tornarem lembranças tangíveis de entes queridos que não estão mais fisicamente conosco.

O estudo demonstra que em muitas sociedades, itens do dia a dia podem muito bem ser incluídos na sepultura com os mortos. As interpretações tradicionais de bens mortuários muitas vezes os consideram necessários para acompanhar os mortos à vida após a morte, mas também para a fácil eliminação de “coisas problemáticas” – ou seja, objetos não necessários ou desejados por parentes vivos, mas não apropriados para jogar no lixo – é outra explicação possível.

O Dr. Büster acrescentou:

Os arqueólogos tendem a advertir contra o transplante de emoções modernas para sociedades passadas, mas sugiro que a universalidade de certas emoções permite a extrapolação de experiências modernas para o passado, mesmo que as especificidades variem.

Considero a experiência de luto e de perda uma dessas emoções, mesmo que as maneiras como isso foi processado e lidado variem entre os indivíduos e as sociedades. Esta pesquisa nos ajuda a nos aproximar um pouco mais de indivíduos do passado cujas experiências de vida (e morte), era, de certa forma, não tão diferentes da nossa.

O estudo foi publicado na Antiquity.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 16h18 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias