Quinta, 25 de Abril de 2024
22°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Curiosidade Atmosfera

Veja o que acontece quando um satélite queima na atmosfera da Terra

Não é algo que resulta apenas em um vídeo incrível - o teste serve a um propósito extremamente importante.

21/06/2021 às 19h32
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/veja-o-que-acontece-quando-um-satelite-queima-na-atmosfera-da-terra/
Compartilhe:
Veja o que acontece quando um satélite queima na atmosfera da Terra

Por Victor Tangermann
Publicado no Futurism

Satélites derretidos

Cientistas do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) simularam o que acontece quando um satélite queima na atmosfera da Terra. Dentro de uma câmara de teste especial chamada túnel de vento de plasma LK3 na Alemanha, os cientistas observaram o que aconteceria quando um Solar Array Drive Mechanism (SADM; em tradução livre: Mecanismo de Propulsão por Matriz Solar), a parte mais volumosa de um satélite com a tarefa de manter seus painéis solares apontados para o Sol, queimasse durante a reentrada. As temperaturas do gás que está sendo lançado no interior do túnel a vários quilômetros por segundo podem atingir até 7.000 Kelvin, ou mais de 6.650 graus Celsius – o suficiente para queimar o satélite em um incrível show de luzes.

Graças ao volume considerável da peça, corre o maior risco de se transformar em um pedaço de lixo espacial potencialmente perigoso, vagando livremente pela órbita da Terra.

Todos os esforços para minimizar a quantidade de lixo que acabam em órbita são mais importantes do que nunca, já que as empresas privadas planejam povoar o céu noturno com constelações compostas por dezenas de milhares de satélites. Projetar satélites para queimar na atmosfera após a aposentadoria é nossa melhor aposta para garantir que nada seja deixado para trás.

Alumínio adequado

Graças à pesquisa do DLR, os cientistas têm uma boa ideia sobre como ajustar a “desmembrabilidade” de um satélite. Por exemplo, o derretimento do SADM mostrou que a mudança para um alumínio de ponto de fusão mais baixo poderia “promover uma fragmentação anterior, em maior altitude”, de acordo com uma relatório de imprensa sobre o experimento.

Em outras palavras, os testes servem a um propósito importante além de parecer incrível na câmera: garantir que a órbita da Terra não seja perigosamente obstruída por lixo espacial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias