Terça, 16 de Abril de 2024
19°

Chuva

Nova Cantu, PR

Curiosidade História

Santuário de 3.200 anos na Turquia pode ter representado uma visão antiga do cosmos

Um santuário construído há mais de 3.000 anos onde hoje é a Turquia pode ser uma representação simbólica do cosmos, de acordo com uma nova interpretação.

21/06/2021 às 19h22
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/santuario-de-3-200-anos-na-turquia-pode-ter-representado-uma-visao-antiga-do-cosmos/
Compartilhe:
Santuário de 3.200 anos na Turquia pode ter representado uma visão antiga do cosmos

Traduzido por Julio Batista
Original de Michael Marshall para a New Scientist

Já foi sugerido que a elite da sociedade hitita, um império que dominou o que hoje é a Turquia entre 1700 e 1100 a.C. até ser destruído, criou o santuário Yazılıkaya para incorporar suas ideias sobre como o universo era organizado. Yazılıkaya contém muitas imagens em relevo rochoso, e os pesquisadores por trás da nova interpretação argumentam que elas têm significados simbólicos relacionados ao submundo, à terra e ao céu, bem como a ciclos da natureza como as estações.

“Existem muitas conotações com os nomes das divindades e os arranjos e grupos, então, em retrospecto, é muito fácil descobrir isso”, disse Eberhard Zangger, presidente da Luwian Studies, uma fundação internacional sem fins lucrativos. “Mas trabalhamos nisso por sete anos.”

“Eles podem estar no caminho certo”, disse Ian Rutherford, da Universidade de Reading, no Reino Unido. “Não estou convencido de todos os detalhes, mas estou muito interessado em tudo.”

Yazılıkaya é um santuário ao ar livre e foi um dos locais mais importantes do Império Hitita. As ruínas da capital hitita Ḫattuša podem ser encontradas perto da moderna vila de Boğazkale, no centro da Turquia. Yazılıkaya fica a poucos passos da antiga capital.

Em Yazılıkaya, os hititas esculpiram e moldaram afloramentos rochosos naturais para criar dois espaços sem teto, decorados com imagens de relevo rochoso de suas divindades. Eles usaram o local por séculos; sua forma atual data de cerca de 1230 a.C.

Não está claro por que os hititas construíram o Yazılıkaya ou para que o usaram. Muitas ideias foram propostas – por exemplo, que um dos espaços fosse usado em cerimônias de ano novo e que o outro fosse um mausoléu para um rei hitita. Em 2019, Zangger e sua colega Rita Gautschy, da Universidade de Basileia, na Suíça, sugeriram que algumas das esculturas de deuses poderiam ser um calendário, capaz de registrar anos solares e meses lunares. Esse calendário estaria séculos à frente de seu tempo, e a interpretação foi recebida com ceticismo.

Agora, a dupla e seus colegas adotaram uma nova abordagem. Em vez de se concentrar nos possíveis usos das esculturas, os pesquisadores consideraram o que elas poderiam significar para os hititas.

“Eles tinham uma certa história de criação”, disse Zangger. Ele explicou que os hititas imaginaram que o mundo começou no caos, que se organizou em três níveis: “o mundo subterrâneo, e depois a terra sobre a qual andamos, e depois o céu”.

Como parte disso, Zangger disse que os hititas teriam destacado as estrelas circumpolares, que nunca afundam abaixo do horizonte. Ele argumenta que um grupo proeminente de divindades em Yazılıkaya representa as estrelas circumpolares. “Existem imagens como essa no Egito”, disse ele, e os hititas foram influenciados por muitas sociedades vizinhas, incluindo o Egito. Outras esculturas podem ter ligações com a terra e o submundo.

O segundo aspecto da cosmologia hitita era a “renovação recorrente da vida”, disse Zangger – por exemplo, dia após noite, a Lua nova se transformando em Lua cheia e o inverno se transformando em verão. As esculturas semelhantes a um calendário refletem essa visão cíclica da natureza, ele argumenta.

“Como ideia, não é algo rebuscado”, disse Efrosyni Boutsikas da Universidade de Kent em Canterbury, Reino Unido. Outras culturas, desde a vizinha Mesopotâmia até a distante Mesoamérica, usaram monumentos religiosos para ligar a vida terrestre ao universo mais amplo. “Obviamente, isso faz sentido, porque é exatamente o que a religião faz. Aborda preocupações universais e o lugar das pessoas no mundo”, disse ela.

No entanto, Boutsikas teme que muitas das interpretações das imagens da equipe não sejam baseadas em textos hititas, que falam pouco sobre astronomia. Em vez disso, os pesquisadores frequentemente usaram textos de sociedades mesopotâmicas, que influenciaram os hititas, mas também eram bastante distintas. Ela diz que a evidência seria mais forte se ligações semelhantes entre deuses e astronomia pudessem ser encontradas em outros locais hititas.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuva

Mín. 19° Máx. 23°

Qua 22°C 15°C
Qui 25°C 13°C
Sex 26°C 12°C
Sáb 26°C 13°C
Dom 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias