Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Curiosidade Arqueologia

Arqueólogos descobrem um ovo de 1000 anos e o quebram sem querer

"Mesmo em nível global, este é um achado extremamente raro."

19/06/2021 às 14h51
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/arqueologos-descobrem-um-ovo-de-1000-anos-e-o-quebram-sem-querer/
Compartilhe:
Arqueólogos descobrem um ovo de 1000 anos e o quebram sem querer

Traduzido por Julio Batista
Original de Victor Tangermann para o Futurism

Arqueólogos em Israel fizeram uma descoberta incrivelmente rara na antiga zona industrial de Yavne, uma cidade no centro de Israel: um ovo de galinha de 1.000 anos. Surpreendentemente, o ovo ficou no subsolo, preservado por todos aqueles anos – até que, tragicamente, eles o quebraram acidentalmente em um laboratório administrado por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel, como relata o Haaretz. É uma perda científica, mas também um exemplo poético de como nossa conexão é frágil com nosso passado distante.

“Ficamos surpresos ao encontrá-lo”, disse a arqueóloga Alla Nagorsky ao jornal. “De vez em quando encontramos fragmentos de cascas de ovo, mas um ovo inteiro é extraordinário.” Nagorsky argumentou que o acidente não teve muito efeito em seu valor arqueológico. Parte da gema permaneceu na casca e agora está tendo seu DNA analisado. Na verdade, a arqueóloga disse ao jornal que pode ter sido quebrado em algum momento ao estudar seu conteúdo.

Outras descobertas no local da escavação incluíram três bonecos feitos de osso, típicos do século 11 na área, e uma lamparina a óleo.

O estilo particular da lamparina era realmente específico de cerca de 1.000 anos atrás, fazendo com que os arqueólogos concluíssem que o ovo era do mesmo período.

“Fragmentos de casca de ovo são conhecidos de períodos anteriores – por exemplo, na Cidade de Davi e em Cesareia e Apolônia”, disse ao Haaretz o principal especialista em avicultura da AAI, Lee Perry Gal. “Mas, devido às cascas frágeis dos ovos, quase nenhum ovo de galinha inteiro foi preservado.”

Ovos muito mais antigos e mais robustos, como ovos de avestruz, foram encontrados com mais frequência, inclusive alguns enfeitados, uma prática que remonta a pelo menos 60.000 anos.

Apesar do omelete acidental de laboratório, os arqueólogos estão entusiasmados com a descoberta surpreendente.

“Mesmo em nível global, este é um achado extremamente raro”, disse Gal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias