Quinta, 11 de Setembro de 2025
13°C 30°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Leitor interessado em mais de um assunto tem maior propensão a comprar assinatura, diz pesquisa

A conclusão se deu após a observação destes dois grupos de leitores: visitando um site o mesmo número de vezes por mês e exposto ao mesmo tempo de leitura, o leitor ineressado numa maior variedade de tópicos terá mais possibilidade de fidelização.

Redação
Por: Redação Fonte: https://mediatalks.uol.com.br/2021/06/18/leitor-interessado-em-mais-de-um-assunto-tem-maior-propensao-a-comprar-assinatura-diz-pesquisa/?utm_medium=email&utm_source=newsletter&utm_campaign=c-se
18/06/2021 às 14h54
Leitor interessado em mais de um assunto tem maior propensão a comprar assinatura, diz pesquisa

Estudo financiado pelo Google News Iniciative na América Latina revelou que o leitor que consome conteúdo sobre vários tópicos tem mais probabilidade de comprar assinaturas do que o interessado em um tópico específico. A conclusão se deu após a observação destes dois grupos de leitores: visitando um site o mesmo número de vezes por mês e exposto ao mesmo tempo de leitura, o leitor ineressado numa maior variedade de tópicos terá mais possibilidade de fidelização.

Isto acontece, segundo o estudo, porque o envolvimento com vários tópicos aprofunda a percepção de valor do produto. Por isso, recomenda-se que, mais do que buscar uma frequência de visitas da audiência, seja mais eficiente para as publicações que elas aumentem o interesse para vários tópicos de conteúdo. 

Com esse objetivo, as recomendações de leitura devem expor o público a uma ampla gama de tópicos e de autores, o que tende a gerar engajamento e aumentar sua disposição para assinar. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Assinaturas da Google News Iniciative em parceria com a  WAN-IFRA e a Mather Economia.

As conclusões do estudo serão apresentadas em seminário no dia 23 de junho, e as inscrições são gratuitas e estão abertas.

Quem lê tanta notícia?

Uma das descobertas da pesquisa foi que, em média, cerca de 65% do conteúdo digital produzido não tem impacto na conversão de assinantes. Nos 30 dias anteriores à compra das assinaturas, os leitores interagiram apenas com cerca de 35% do conteúdo publicado.

Embora exista sempre uma cobertura que os veículos devam produzir para cumprir a missão a que se propõem, o estudo enfatiza que entender quais conteúdos são mais importantes no caminho para a conversão de assinantes ajuda editores em todo o mundo a entender melhor como refinar a estratégia editorial para atender às metas de subscrição.

“Freemium” torna assinatura mais provável, mas até um limite

Acessar uma amostra do conteúdo pago, método conhecido como “freemium”, aumenta a propensão do leitor a assinar, ressalta o Google. Mas essa propensão diminui após um certo número de tentativas de vendas.

Segundo o estudo, a probabilidade de conversão aumenta continuamente até cerca de 10 tentativas, se estabiliza até umas 15 tentativas e daí passa a diminuir.

A recomendação seria adotar táticas alternativas para estes leitores não sensibilizados, como descontos especiais de assinatura, chamadas personalizadas para a ação, propostas de valor de oferta de assinatura adicional, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
29°
Tempo nublado
Mín. 13° Máx. 30°
28° Sensação
3.23 km/h Vento
26% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h30 Nascer do sol
18h21 Pôr do sol
Sexta
30° 15°
Sábado
28° 13°
Domingo
30° 16°
Segunda
28° 18°
Terça
28° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,39 -0,23%
Euro
R$ 6,33 +0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 -2,78%
Bitcoin
R$ 653,938,16 +0,59%
Ibovespa
143,195,47 pts 0.59%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias