Sexta, 19 de Abril de 2024
10°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que regulamenta uso de fogos de artifício no País

Pelo texto, o governo deverá fixar a intensidade sonora máxima permitida, sendo proibida a comercialização de artefatos que ultrapassarem esse limite

16/06/2021 às 15h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Glaustin da Fokus: normas deverão ser baseadas em critérios técnicos - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Glaustin da Fokus: normas deverão ser baseadas em critérios técnicos - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que regula o uso de fogos de artifício com efeitos sonoros de alta intensidade.

Pela proposta, o Poder Executivo vai fixar, em regulamento, a intensidade sonora máxima permitida, sendo proibidos a comercialização e o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que ultrapassem esse limite.

A regulamentação poderá liberar a comercialização e uso em situações especiais, mas desde que leve em conta o efeito concreto em áreas habitadas ou a excepcionalidade de datas festivas. A regra abre a possibilidade, por exemplo, da autorização de uso de pequenos artefatos, como os estalinhos, comuns durante festas juninas.

Critérios
O texto aprovado na comissão é o substitutivo do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO) ao Projeto de Lei 6881/17, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), e apensados. A proposta original proíbe o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora em todo o território nacional. O relator, no entanto, considerou a medida radical, e a substituiu pela regulação baseada em critérios técnicos.

Para Fokus, a mudança equilibra os interesses dos que são contrários ao uso de fogos de artifício com os das empresas do setor de pirotecnia, inclusive as que exportam seus produtos.

“A definição do nível máximo de ruído é de caráter eminentemente técnico, e acreditamos que o Poder Executivo, por meio de regulamento, alcançaria uma boa solução ao definir esses limites”, disse Fokus.

Penalidades
O texto aprovado prevê multas para que não cumprir o regulamento de uso de fogos de artifício. As empresas que comercializarem ou importarem os produtos proibidos serão multadas em até 20% do faturamento bruto do último exercício fiscal.

Já as pessoas físicas que fabricarem, importarem, transportarem, comercializarem ou deflagrarem os produtos proibidos estarão sujeitos a multa de R$ 2 mil a R$ 20 mil, com aplicação em dobro em caso de reincidência.

Tramitação
O projeto passará por uma nova votação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pois teve sua tramitação alterada por decisão da Mesa Diretora da Câmara. Depois será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, por fim, no Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h06 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias