Sexta, 19 de Abril de 2024
11°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova política para incentivar o uso de tecnologias na educação básica

Proposta prevê capacitação para professores e estratégias de avaliação

16/06/2021 às 12h45
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Marcivânia: medida atende demandas urgentes originadas na pandemia - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Marcivânia: medida atende demandas urgentes originadas na pandemia - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5465/20, que cria uma política nacional para capacitar professores para o uso de de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em processos e práticas pedagógicas voltadas à educação básica.

O texto aprovado determina que a União oferecerá apoio técnico e financeiro aos estados, municípios e Distrito Federal para garantir a universalização de acesso e uso das TICs. Prevê ainda o desenvolvimento de estratégias de monitoramento, acompanhamento e avaliação do uso dessas tecnologias com fins pedagógicos.

Relatora no colegiado, a deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP) defendeu a aprovação do projeto, de autoria da deputada Iracema Portella (PP-PI). A relatora argumentou que a medida atende demandas urgentes originadas na pandemia de Covid-19 e reforça a necessidade permanente de formação e de capacitação de professores.

“Em março de 2020, de maneira repentina, novas práticas pedagógicas precisaram ser adotadas, inclusive no âmbito da Educação Básica, com o suporte de plataformas e recursos educacionais digitais”, disse a relatora. “Nesse contexto, passamos a compreender o tamanho do desafio trazido por essa nova realidade, na qual o processo de ensino e aprendizagem passa por plataformas digitais e exige, de professores e alunos, habilidades até então pouco exploradas no ambiente escolar”, concluiu.

O projeto cria a Política Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica para as Tecnologias da Informação e Comunicação (PDTIC).

Tramitação
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias