Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Quarta, 23 de Junho de 2021 06:11
44 99157-4575
Geral Maranhão

Dinâmica do setor industrial maranhense a partir dos anos 2000 é tema de publicação do Imesc

A presente análise destaca as principais características da indústria e faz uma avaliação sobre seu desempenho no período de 2002 a 2019.

11/06/2021 18h06
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma discussão sobre o comportamento dos segmentos industriais do Maranhão. Esta é a proposta da publicação Dinâmica do Setor Industrial Maranhense, lançada nesta sexta-feira (11), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

A publicação apresenta, sobretudo, as informações do Sistema de Contas Regionais (SCR) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizadas anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Economia (ME), respectivamente.

A presente análise destaca as principais características da indústria e faz uma avaliação sobre seu desempenho no período de 2002 a 2019. Além disso, é contemplada a evolução das quatro principais atividades que compõem o setor: Industria Extrativa, Indústria de Transformação, Construção Civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP). 

“Os segmentos da Indústria de Transformação e Construção são os que concentram maior parcela de emprego e estabelecimento formal no setor industrial maranhense. Por outro lado, as maiores remunerações são provenientes das atividades Extrativa Mineral e Serviços Industriais de Utilidade Pública. No período, vale destacar o surgimento de algumas atividades que dinamizaram ainda mais o setor a partir de 2010, são elas: produção e extração de gás natural, energia eólica e celulose”, explica o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

A publicação também traz considerações relacionadas à dinâmica industrial, destacando os avanços que comprovaram o crescimento no período analisado, bem como as principais dificuldades existentes que ainda impedem um melhor desenvolvimento para o setor.

Acesse a publicação pelo link http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/outras-publicacoes/440

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias