Acontece em Curitiba, nesta terça e quarta-feira (01 e 02) uma capacitação em segurança viária e gestão do trânsito, a MOBISeV Paraná, que tem como objetivo aprofundar o debate sobre as melhores práticas nestas questões e promover troca de experiências entre os órgãos que atuam no setor, fortalecendo a colaboração e o alinhamento técnico. O tema é "Caminhos para uma mobilidade mais segura". Participam cerca de 200 servidores de órgãos que atuam com trânsito no Estado, além de técnicos e engenheiros de diversos municípios paranaenses.
"O Paraná tem sido destaque pela articulação do Detran-PR no desenvolvimento de políticas públicas para segurança viária de forma integrada e participativa. Um dos objetivos é replicar esse modelo para outras regiões do país", destacou o presidente do Detran-PR, Santin Roveda.
O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio do Detran-PR, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e da Secretaria de Infraestrutura e Logística, além da Polícia Rodoviária Federal. A realização é da Superintendência Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PR) em parceria com com a Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) e Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR).
Roveda ressaltou a importância da qualificação contínua como ferramenta para melhorar a atuação do Estado nesta área. “Capacitar nossos servidores é garantir um serviço mais assertivo à população. É por meio da atualização técnica que conseguimos implementar soluções mais eficazes, reduzir sinistros e preservar vidas, assegurando aos cidadãos o direito à segurança viária, que o Estado tem a responsabilidade de garantir”, afirmou.
O presidente do Detran-PR também destacou que o cenário atual exige profissionais preparados para lidar com as novas demandas de mobilidade urbana e rodoviária e ressaltou o papel do Estado. “O trânsito está em constante transformação, impulsionado por novas tecnologias, novos modais e pelo aumento da circulação de pessoas e veículos. Nossos servidores precisam estar prontos para responder a esses desafios com eficiência”, completou.
Alinhada ao Plano Estadual de Segurança no Trânsito do Paraná (Petrans), ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e aos objetivos da Década da Segurança Viária da ONU, a programação do evento inclui palestras e painéis, com destaque para a modernização da malha viária e o uso de tecnologias capazes de reduzir riscos, mortes e lesões no trânsito.
A expectativa é que o debate contribua para a construção de políticas públicas ainda mais eficientes e integradas, promovendo uma mobilidade mais segura e sustentável em todo o Paraná. Servidores do Detran-PR também participam da capacitação.