A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência na segunda-feira (14) para discutir a importância da comunicação pública para a população negra brasileira.
O debate é uma iniciativa da deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela destaca que os cidadãos necessitam ter voz ativa para promover mobilização social e mudanças culturais. "A comunicação pública representa um forte aliado nesse processo, em prol de ações mais democráticas e afirmativas, de inserção do componente racial e da diversidade na pauta das políticas públicas", diz.
Na opinião dela, no entanto, o governo Bolsonaro tem provocado retrocessos ao estimular a privatização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e eliminar a exibição de conteúdos que busquem combater o racismo estrutural.
Em abril, o Executivo incluiu a EBC no Programa Nacional de Desestatização (PND). Segundo o Planalto, “o objetivo primordial da medida é desenvolver estudos com vistas a avaliar, primeiro, a possibilidade de execução da política pública sem a necessidade de manutenção de uma estatal e, em segundo lugar, a melhor modalidade de sua desestatização”.
Convidados
Foram convidados para a audiência:
Local e horário
A reunião será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.