Audiência conjunta das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e de Educação discutem na próxima quinta-feira (10) a "Gerontologia e sua importância na realidade brasileira".
O debate será no plenário 12, às 10 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual pelo e-Democracia.
Foram convidados para o evento:
- o especialista em gerontologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Vicente Faleiros;
- a pesquisadora na área de gerontologia social e membro da Pastoral da Pessoa Idosa, Aurea Barrosos Soares;
- a fisioterapeuta e docente do Curso de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, Karina Gramani Say;
- docente do curso de Gerontologia da USP, pós-doutoranda na área do Envelhecimento Ativo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia, Thais Bento Lima da Silva;
- o médico geriatra e docente da Universidade Federal de São Paulo, Alessandro Jacinto;
- o diretor da Federação Nacional de Tecnólogos, Efraim Rodrigues;
- o presidente da Comissão Nacional em prol da Gerontologia e idealizador do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam, Crismédio Costa.
A audiência foi pedida pelos deputados Tereza Nelma (PSDB-AL) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), e pretende debater a situação da gerontologia no Brasil.
"Visando ir além da geriatria, que analisa a saúde do idoso a partir da medicina, a gerontologia surge como um campo mais amplo e complexo, envolvendo os diversos campos do conhecimento que impactam a vida do idoso: psicologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional, direito, entre outros", observam os autores do requerimento.