As comissões de Seguridade Social e Família e a dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realizam na terça-feira (8) audiência pública para debater a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com doenças raras e cuidadores.
O debate será no plenário 12, às 14 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa.
Confirmaram a participação no debate a diretora da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), Marlucia Evaristo de Almeida; e a presidente da Federação das Associações de Doenças Raras do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Fedrann), Mônica Aderaldo. Veja a lista completa de convidados.
A deputada Rejane Dias (PT-PI), que pediu a audiência pública, lembrou que com a pandemia da Covid-19 tornou-se necessário debater o impacto do novo coronavírus nessa parcela da sociedade.
"Estima-se que entre 50% e 70% das pessoas afetadas pelas doenças raras são crianças. Cerca de 75% dos casos se manifestam ainda no início da vida, por volta dos cinco anos de idade – e são responsáveis por grande parte da morbimortalidade nos primeiros dezoito anos de vida", observou.