A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados vai debater na próxima segunda-feira (7) a crise institucional da Fundação Cultural Palmares.
A audiência pública será no plenário 12, às 14 horas.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo; e o ex-presidente da Fundação entre 2013 e 2015, José Hilton Santos Almeida. Veja a lista completa de debatedores.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), uma das autoras do pedido de audiência, disse que o atual presidente da instituição promove ações de uma cultura negacionista e ideológica, alterando fatos e desqualificando personalidades que remontam e contam a história de luta e sofrimento do povo negro.
"O cenário na Fundação Cultural Palmares é de crise, que se confirma com a demissão coletiva dos diretores da instituição, ocorrida no início de março de 2021. Diante dos atos que afetam diretamente as políticas públicas voltadas para a promoção e preservações da cultura e valores sociais, colocando em risco toda a luta e conquistas do povo negro, propomos este debate para os devidos esclarecimentos a sociedade brasileira e o papel efetivo da instituição Palmares.", observou a deputada em seu requerimento.