Domingo, 22 de Setembro de 2024
18°C 33°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Assembleia traz para o Paraná a discussão dos direitos dos povos indígenas

Assembleia traz para o Paraná a discussão dos direitos dos povos indígenas

29/11/2019 às 11h45 Atualizada em 29/11/2019 às 14h45
Por:
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima terça-feira (03), a partir das 9 horas, uma audiência pública para discutir os direitos das populações indígenas no Estado. O objetivo é escutar representantes dos povos tradicionais, discutir os principais problemas enfrentados e encontrar soluções para valorizar as raízes da cultura indígena. A proposição é do deputado Goura (PDT). O evento ocorre no Plenarinho da Casa.

Entre os participantes estarão representantes indígenas do Paraná, do legislativo estadual e municipal, do Ministério Público, da FUNAI, além de especialistas da academia e outras entidades que atuam em defesa dos povos tradicionais.

“Devemos preservar nossas raízes. Os povos indígenas, guardiões do Paraná, resistem há mais de 500 anos. Sofreram e sofrem diversos ataques: direitos negados, território tomado, genocídio, descaso e preconceito”, destaca Goura.  

Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, a mesma audiência será realizada em Foz do Iguaçu, no Auditório Martina (Sala C309), na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Exposição – Também na terça-feira, começa na Assembleia a exposição “Paraná Indígena”, com fotografias do acervo fotográfico do Museu Paranaense. Entre as fotos, imagens dos povos Xetá, Kaingang e Guarani do Paraná. A exposição fica em cartaz até o dia 13 de dezembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias