Domingo, 22 de Setembro de 2024
18°C 33°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Cantata de Natal encanta espectadores em mais uma edição do "Comunicação & Arte na Assembleia"

Cantata de Natal encanta espectadores em mais uma edição do "Comunicação & Arte na Assembleia"

28/11/2019 às 16h30 Atualizada em 28/11/2019 às 19h30
Por:
Compartilhe:

O espírito natalino tomou conta da Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta quinta-feira (28). Dois corais de confissão luterana, somando 40 vozes, apresentaram a quem estava no hall de entrada do edifício Tancredo Neves, ou se debruçava sobre os parapeitos nos corredores dos gabinetes parlamentares, uma Cantata de Natal repleta de canções em louvor ao nascimento de Jesus. Em mais uma edição do “Comunicação & Arte na Assembleia”, os corais Bom Pastor e Martin Luther, encheram o espaço de som e esperança.

Para uma das participantes, a fotógrafa da Diretoria de Comunicação da Assembleia, Dalie Felberg, que canta com o Martin Luther em eventos promovidos pela igreja, a experiência de ouvir o ecoar das vozes na sede do Legislativo paranaense é enriquecedora, traz paz ao coração e tranquilidade à alma. “Este projeto, o Comunicação & Arte, valoriza os talentos dos artistas paranaenses, inclusive dos que trabalham na Casa. É partilhar as atividades dos funcionários em suas vidas cotidianas, além do incentivo à cultura com os eventos musicais”, contou.

A regente do coral Martin Luther, Pauline Roeder, se impressionou com a possibilidade de ouvir as músicas ecoando pela estrutura coberta de oito andares do vão de entrada do edifício onde funcionam os gabinetes dos deputados estaduais. “É muito bonito estar neste espaço, nunca cantamos na Assembleia e o público que está nos corredores dos andares, como em camarotes, é bastante diferente passar as mensagens religiosas desta forma”, explicou.

De acordo com ela, os dois grupos juntos somam 60 vozes, porém alguns cantores não puderam participar. “Cantamos em hospitais e teatros com repertório de músicas sacras”, falou Pauline. Regente do coral Bom Pastor, Lislie Moraes de Carvalho destacou a rotina dos vocalistas que propagam a palavra de Deus. “Fizemos recentemente uma apresentação da Capela Santa Maria e temos várias cantatas marcadas em Curitiba e Araucária até o Natal”, disse.

Segundo Lislie, o repertório levado à Assembleia, “Cantai, Sua Luz Chegou”, de origem norte americana e adaptada para o português como versões modernas, demandou criatividade. “Para cantar músicas sacras é preciso ser criativo, porque falamos sobre isto há muitos anos. Este roteiro dá uma visão de como Jesus criança foi a luz do mundo”, frisou. “Cantar aqui é uma nova proposta, as pessoas estão circulando pelos corredores e acabam ouvindo o som, mesmo sem parar para escutar. É interessante porque é uma comemoração importante, o nascimento do Filho de Deus”, completou.

Público – Maria Raimunda da Conceição Macedo, que fazia uma visita junto a um grupo de 42 senhoras da melhor idade da cidade de Faxinal, ficou encantada ao ouvir os corais na Assembleia Legislativa. Para ela, que já foi vereadora do município e esteve muitas vezes na Casa do Povo, ouvir música nos corredores durante o horário de expediente é gratificante. “Achei muito bom, a Assembleia está muito diferente. Este coral é lindo, é um sossego no momento de trabalho, para curtir boa música. Gostei muito”, falou.

Jenifer Sarti, funcionária do cerimonial da Assembleia, acompanhava as senhoras como parte das visitas guiadas que acontecem diariamente ao Legislativo. Ela afirmou que a experiência de ter um grupo da terceira idade pela primeira vez no programa de visitas foi abrilhantada pelo coral no Edifício Tancredo Neves. “Elas estão maravilhadas, quando disse que teríamos a Cantata de Natal, acabaram até atrasando o passeio para ficar um pouco mais. Estão todas muito empolgadas”, disse.

Para Paulo Sergio Chiarelli, do setor de patrimônio da Assembleia, assistir a talentos da Casa, como a coralista Dalie Felberg, é sempre surpreendente. “É divertido, sempre tiro uns minutos para acompanhar toda quinta-feira. O show está muito bonito, inclusive o pessoal dos gabinetes comentou que deixou um clima tranquilo, gosto de trabalhar com o som”, afirmou.

Elenir Visnieski, de Francisco Beltrão, visitava a Casa quando ouviu os corais natalinos. “Foi uma coincidência, não sabia que estariam se apresentando. As pessoas pensam que a Assembleia é um lugar muito sério, só com a correria do trabalho, por isso é bom contemplar demonstrações da cultura paranaense que descontraem e tornam o ambiente mais leve”, destacou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias