A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (21) a operação policial realizada no início do mês no Jacarezinho, no Rio de Janeiro (RJ). A operação foi a mais letal da história do estado, deixando 28 mortos após intenso tiroteio.
“É inadmissível uma operação policial resultar em 28 mortes. Precisamos de uma investigação independente e a criação de uma comissão externa para acompanhar o caso”, cobra a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que propôs a realização do debate.
Petrone lembra que a operação vai na contramão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, desde junho do ano passado, suspendeu operações em favelas durante a pandemia. "A decisão permite ações apenas em 'hipóteses absolutamente excepcionais', com o Ministério Público sendo avisado", ressalta a deputada.
Alguns dias depois da operação no Jacarezinho, o Ministério Público do Rio, que tem a atribuição de fazer o controle externo das atividades policiais, anunciou a formação de uma força-tarefa para apurar as mortes.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
A audiência será realizada no plenário 1 a partir das 9 horas. Os interessados poderão acompanhar o debate pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas aos convidados.