Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto reconhece interesse público no apoio de conselhos comunitários aos órgãos estaduais de segurança

Conselhos serão entidades de direito privado e sem fins lucrativos que poderão firmar convênios com órgãos públicos e se organizar em federações

18/05/2021 às 17h41
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Belmonte: conselhos representam a comunidade em busca da paz social - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
Belmonte: conselhos representam a comunidade em busca da paz social - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 863/21 reconhece o interesse público no apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança aos órgãos de segurança pública dos estados e do Distrito Federal. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“É de suma importância que seja aberta discussão no Poder Legislativo a fim de aprimorar e institucionalizar as atividades dessas entidades”, afirmou a autora, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF). “São representantes da comunidade que mantêm reuniões em busca do equilíbrio para a paz social”, explicou.

Conforme o texto, esses conselhos obrigatoriamente deverão ser entidades de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter consultivo e deliberativo, para cooperação voluntária com a política de segurança pública de cada localidade.

Poderão firmar convênios com órgãos públicos e se organizar em federações estaduais e em confederação nacional, observadas as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Esses conselhos comunitários, pelo texto, não se confundirão com os conselhos estaduais e municipais previstos hoje na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, cuja atuação é vinculada ao Poder Executivo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias