O grupo de estudos sobre transformação digital na educação, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, reúne-se na quarta-feira (19) para aprovar seu plano de trabalho e cronograma. O grupo vai pesquisar o uso de tecnologias na educação e novas formas de ensino-aprendizagem.
A reunião ocorre às 17h30, na sala de reuniões do Colégio de Líderes, em formato híbrido, também pelo Zoom.
O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação.
O Cedes pretende realizar ciclos de debates e webinários com especialistas, acompanhar as proposições legislativas e as políticas públicas relacionadas ao tema, além de reuniões periódicas.
As relatoras do estudo são as deputadas Ângela Amin (PP-SC) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). O Cedes considera o momento oportuno para este estudo face ao desafio da aprendizagem, as dificuldades de utilização da tecnologia no processo educacional e o atraso da educação e das escolas no âmbito da estratégia de transformação digital do País, fatores que juntos paralisaram a educação brasileira na pandemia.