O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) vai definir na próxima terça-feira (18) o plano de trabalho para a realização de um estudo sobre retomada da economia, trabalho e renda após a pandemia.
A reunião acontece às 15 horas, em formato híbrido, na sala do Colégio de Líderes.
O grupo de estudos vai atuar até 2022, para tratar de assuntos como a criação de políticas públicas, alternativas e soluções para o desemprego; a queda da renda e o aumento da pobreza; o crescimento do número de falências; e a necessidade de aumento de investimentos, tanto públicos como privados.
Os relatores são os deputados Da Vitória (Cidadania-ES), presidente do Cedes, e Francisco Jr. (PSD-GO). "Com o recrudescimento da crise sanitária e seus efeitos neste ano, o parlamento terá papel primordial na avaliação de toda a nova agenda instituída pela Covid-19, em questões como parâmetros diferenciados para a transferência de renda ao cidadão, o repasse de recursos a estados e municípios pelo Tesouro Nacional, os mecanismos para passar confiança e segurança jurídica ao investidor, novos modelos de privatizações das estatais, entre outros pontos", enumeram.
Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar o país. O colegiado é composto por 23 parlamentares e conta com apoio da Consultoria Legislativa da Câmara.
Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados estudos que muitas vezes dão origem a leis. As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente ou podem ser adquiridas na Livraria da Câmara.
Em 2021, além do pós-pandemia, o Cedes vai tratar de mais três temas: dívida pública brasileira, atenção primária à saúde e a transformação digital na educação e docência no Brasil.