A Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde discute na próxima segunda-feira (17) o papel das instituições públicas no setor.
O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que é o relator da subcomissão e solicitou a realização dessa audiência, explica que o colegiado busca fazer um debate sobre a produção de fármacos, vacinas, imunobiológicos, equipamentos, serviços, tecnologias e outros insumos que abastecem o sistema de saúde nacional.
Para isso, continua Padilha, "é crucial que possamos debater com os mais diversos setores da sociedade civil, empresarial, governo e comunidade científica".
A subcomissão é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e foi criada no mês passado por sugestão da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preside o grupo.
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
- o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG), Dario Brock Ramalho;
- o presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), Artur Roberto Couto;
- o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Augusto Callado Afonso;
- a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima;
- o diretor-presidente da Fundação Butantan, Rui Curi; e
- a secretária da diretoria-geral da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), Franci Malvar.
A audiência será realizada a partir das 10 horas em local a definir. Os interessados poderão acompanhar a reunião pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões.