Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Domingo, 20 de Junho de 2021 22:24
44 99157-4575
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova proposta sobre responsabilização civil de quem tiver culpa grave em acidente

Causador do acidente também deverá arcar com gastos do Sistema Único de Saúde

06/05/2021 17h06
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputado Kim Kataguiri, relator da proposta - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
Deputado Kim Kataguiri, relator da proposta - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (5), proposta que responsabiliza civilmente a pessoa que causar acidente com dolo ou culpa grave, determinando que, além de indenizar a vítima, responda pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) para socorro, atendimento e tratamento da vítima e de si próprio, além de responder pelos auxílios e pensões gastos em decorrência do acidente.

O texto aprovado é o substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família aos projetos de lei (PL 5298/16), do ex-deputado Daniel Vilela, e (PL 7889/17), do deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), que tratam do assunto.

A análise na Comissão de Finanças se ateve aos aspectos financeiros e orçamentários da matéria. O relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), concluiu que as propostas e o substitutivo são adequados, uma vez que não incorrem em renúncia de receita ou aumento de despesa da União, sendo também compatíveis com as leis orçamentárias vigentes.

A proposta acrescenta a medida ao Código Civil. A lei vigente já estabelece que quem, por ato ilícito, causar dano a outra pessoa, fica obrigado a repará-lo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias