Sexta, 29 de Março de 2024
26°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova proposta que determina que indústria farmacêutica alerte consumidor sobre produtos suspensos

Texto aprovado insere medida na Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos

06/05/2021 às 14h26
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
O relator, Glaustin da Fokus, fez alterações no texto original - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
O relator, Glaustin da Fokus, fez alterações no texto original - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou proposta que atribui aos fabricantes ou importadores a responsabilidade pela veiculação de publicidade destinada a alertar a população sobre a suspensão, pelo Ministério da Saúde, da fabricação e venda de seus produtos e sobre os riscos à saúde humana decorrentes da utilização ou manuseio desses produtos.

A medida é inserida na Lei 6.360/76, que trata da vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos e saneantes, entre outros produtos.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), ao Projeto de Lei 4165/19, do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP).

O projeto original determinava que a publicidade deveria ser feita no estado ou município onde o produto tivesse sido vendido. Não sendo possível identificar estados e municípios, a publicidade deveria ser de âmbito nacional.

Porém, o relator considera que a tarefa de identificar os municípios nos quais ocorreu a distribuição do produto ao consumidor final pode se revelar bastante difícil. “Desta forma, consideramos extremamente complexa a elaboração de um texto legal que preveja, em todas as circunstâncias, uma regra razoável de cobertura territorial da veiculação da publicidade”. disse.

Glaustin da Fokus optou, no substitutivo, por deixar ao órgão regulador, em cada caso concreto, determinar os prazos, a extensão da publicidade e os meios de comunicação em que deverá ser veiculada. Se o fabricante ou importador não cumprir as determinações, deverá ressarcir os custos incorridos pelo Poder Executivo na publicidade.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias