Domingo, 22 de Setembro de 2024
18°C 33°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Comissão especial aprova PEC que permite associação entre municípios em caso de desastres

Comissão especial aprova PEC que permite associação entre municípios em caso de desastres

25/11/2019 às 22h45 Atualizada em 26/11/2019 às 01h45
Por:
Compartilhe:

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Estadual nº 3/2019 aprovou nesta segunda-feira (25) a proposição do deputado Anibelli Neto (MDB) que acrescenta ao parágrafo 3º do artigo 25 da Constituição do Estado do Paraná a possibilidade de municípios do mesmo complexo geoeconômico e social se associarem para fins de interesse comum. Na prática, a alteração permite que a associação entre municípios possa ocorrer em casos de desastres humanos ou naturais, sendo possível a cessão de bens entre associados.

Na atual redação do artigo 25, a Constituição permite que municípios do mesmo complexo geoeconômico e social, com a anuência e fiscalização das respectivas Câmaras Municipais, associem-se uns aos outros por meio de convênio para a gestão de funções públicas ou serviços de interesse comum, de forma permanente ou transitória. O texto não cita, porém, a questão de desastres naturais ou humanos. É isto o que a proposta quer corrigir.

Os parlamentares membros da Comissão, presidida pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), aprovaram por unanimidade o relatório apresentado pelo deputado Reichembach (PSC). O parlamentar relembrou sua experiência como prefeito de Francisco Beltrão para destacar a importância do projeto. “Quando fui prefeito vivenciei a situação. A aprovação deste projeto representa um ganho importante para a sociedade”, explicou. O presidente da Comissão concordou. “Ouvimos muitos prefeitos sobre o assunto. Eles relataram a necessidade de aprovação desta PEC”.

Além deles, participaram da reunião da Comissão Especial os deputados Michele Caputo (PSDB), Emerson Bacil (PSC) e Delegado Recalcatti (PSD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias