Sexta, 26 de Abril de 2024
18°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto considera síndrome de Tourette deficiência para fins legais

Caracterização do distúrbio será feita por avaliação interdisciplinar dos aspectos sociais e de saúde mental da pessoa

16/04/2021 às 11h26
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Franco Cartafina, o autor da proposta - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Deputado Franco Cartafina, o autor da proposta - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 206/21 determina que as pessoas com síndrome de Tourette sejam consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é do deputado Franco Cartafina (PP-MG) e altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Pelo texto, a caracterização do distúrbio será feita por avaliação interdisciplinar, que considerará os aspectos sociais e de saúde mental da pessoa.

A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques súbitos e repetitivos, em geral motores (como piscar e contrair os músculos da face). Em alguns casos, os tiques se manifestam através de gritos, palavrões ou gestos considerados inadequados.

Cartafina afirma que o distúrbio gera grave constrangimento às pessoas acometidas. A mudança no Estatuto da Pessoa com Deficiência, afirma, permitirá que elas “possam gozar dos direitos e garantias previstos na legislação brasileira, com fulcro de serem protegidas da discriminação e contribuir para sua inclusão social.”

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos das Pessoas com Deficiência; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias