Sexta, 29 de Março de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Curiosidade Formiga

Esse tipo de formiga pode encolher e crescer novamente seu cérebro

As formigas passam por uma transformação bizarra enquanto lutam pelo trono de sua colônia.

15/04/2021 às 19h34
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/esse-tipo-de-formiga-pode-encolher-e-crescer-novamente-seu-cerebro/
Compartilhe:
Esse tipo de formiga pode encolher e crescer novamente seu cérebro

Traduzido por Julio Batista
Original de Dan Robitzski para o Futurism

Mentes Escolhidas

Quando a rainha de uma colônia de formigas-saltadoras-de-jerdon morre, outras fêmeas imediatamente começam a competir pelo trono, passando por uma bizarra transformação interna no processo. Uma equipe de cientistas que estuda o processo bizarro descobriu que a formiga-saltadora-de-jerdon pode realmente mudar o tamanho de seu cérebro, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal Proceedings of the Royal Society B na quarta-feira. Até agora, é o único inseto conhecido por ser capaz de encolher e depois crescer novamente seu cérebro, relata o The New York Times, graças a um processo complexo que provavelmente se destina a realocar e conservar energia enquanto as formigas competem para assumir um novo papel.

Mortal Kombat

Quando a rainha sinaliza, a maioria das formigas fêmeas em uma colônia imediatamente começa a atacar umas às outras com suas antenas em uma grande batalha pelo trono. Por fim, algumas vencedoras – chamadas de, sem zoeira, “gamergates”– surgem e começam a se reproduzir em massa. As gamergates e as formigas operárias parecem muito semelhantes, mas as gamergates, na verdade, têm cérebros muito menores, de acordo com o estudo – especialmente em regiões relacionadas à visão e cognição.

“Se você olhar dentro de seus corpos, poderá ver as enormes transformações pelas quais elas passam”, disse ao NYT o principal autor do estudo e biólogo da Universidade Estadual de Kennesaw (EUA), Clint Penick.

Impulso Cerebral

Como as gamergates parecidas com rainhas vivem suas vidas acasalando e botando ovos escuridão da colônia, elas realmente não precisam ser capazes de ver ou procurar por comida. E como o cérebro é um órgão que consome muita energia, a formiga simplesmente elimina essas partes para economizar combustível.

“As formigas operárias precisam de um cérebro grande para lidar com essas tarefas cognitivas, mas as gamergates não precisam pensar muito”, disse Penick ao NYT. “Depois de vencerem a guerra, elas se tornam pouco mais do que máquinas de colocar ovos.”

Os cientistas pensaram que as gamergates morreriam quando fossem retiradas da colônia – mas, em vez disso, elas se transformaram de volta em formigas operárias, fazendo com que seus cérebros voltassem exatamente ao mesmo tamanho de antes da guerra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias