Sexta, 29 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Novas entregas de vacinas contra Covid-19 garantem primeira dose para toda população com mais de 65 anos, diz Ministério da Saúde

Um grupo de deputados da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara acompanha o ritmo de vacinação da parcela mais velha da população

15/04/2021 às 16h01
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Governo anunciou envio de 5,9 milhões de doses a estados e municípios nos próximos dias - (Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Salvador)
Governo anunciou envio de 5,9 milhões de doses a estados e municípios nos próximos dias - (Foto: Jefferson Peixoto/Secom-Salvador)

As novas entregas de vacinas contra a Covid-19 aos estados e municípios vão garantir a primeira dose para 100% da população brasileira com mais de 65 anos. A previsão foi feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (15) durante audiência pública da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, que discutiu o ritmo de vacinação da parcela mais velha da população.

As novas doses, segundo o Ministério, vão possibilitar também o início, em todo o País, da imunização da faixa etária entre 60 e 64 anos.

Coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização (PNI), Franciele Fantinato confirmou que o governo federal começa a distribuir nos próximos dias 3,6 milhões de doses da vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 2,3 milhões de doses do imunizante do Instituto Butantan. “Com isso, atingiremos 100% das pessoas de 65 a 69 anos de idade com a dose 1, iniciaremos o processo de liberação da dose 2 para 23% desse público e alcançaremos 4,3% das pessoas de 60 a 64 anos de idade.”

Ela salientou que a idade é um fator preponderante para o agravamento da doença e os maiores de 70 anos têm três vezes mais chance de enfrentarem complicações ou morrerem. Franciele reconhece que a situação da vacinação ainda será difícil durante o primeiro semestre de 2021.

Para Eduardo Barbosa, disparidade entre municípios na vacinação fere princípio da equidade
Para Eduardo Barbosa, disparidade entre municípios na vacinação fere princípio da equidade - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

Equidade
O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que é coordenador do grupo de trabalho da Comissão do Idoso que monitora a vacinação, questionou, durante a audiência, a diferença entre grupos etários vacinados nas diversas cidades do País. “Se há um controle de distribuição dessas vacinas, eu acredito que essa distribuição tenha sido feita dentro dos grupos definidos prioritariamente." Para o deputado, a disparidade entre municípios fere o princípio da equidade. "O idoso, onde estiver, tem que ser tratado da mesma maneira."

Representantes dos secretários estaduais e municipais de saúde informaram que as decisões sobre a destinação das vacinas são locais, mas o Ministério da Saúde reforçou que orienta os entes federados a seguirem a ordem dos grupos prioritários.

Pesquisador e membro do Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz, Daniel Groisman apontou a necessidade de imunizar idosos que têm dificuldade de sair de casa ou com limitação na capacidade funcional. Ele chamou atenção também para a urgência da vacinação de cuidadores formais e informais. “Se essas pessoas adoecem, se internam ou morrem, o que é que vai acontecer com esses idosos que já são dependentes de cuidado?"

Outro agravante, segundo Groisman, é a faixa etária dos próprios cuidadores e suas condições de saúde. "A idade média das pessoas que cuidam, familiares de idosos, é acima de 50 anos, além disso muitos possuem comorbidades e estão desgastadas pelo trabalho de cuidados nessa pandemia.”

Gerente geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes classificou como fundamental o acompanhamento do surgimento de variantes e dos efeitos dos imunizantes em populações específicas, como os maiores de 60 anos.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, declarou que o governo está fazendo esforços para antecipar a chegada de vacinas e que já conseguiu o adiantamento de 2 milhões de doses com a farmacêutica Pfizer. Ele disse que essa estratégia inclui também negociar com países onde a imunização esteja mais adiantada para “trocar” prazos de recebimento das doses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias