A Comissão de Educação promove, na próxima segunda-feira (5), audiência pública para discutir autonomia universitária e liberdade de cátedra nas instituições federais.
A proposta é dos deputados Sâmia Bomfim (Psol-SP), Glauber Braga (Psol-RJ) e Ivan Valente (Psol-SP), com apoio do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Os parlamentares justificam que o princípio da “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, inscrito no artigo 207 da
Constituição Federal e reiterado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) estaria sendo desrespeitado pelo atual governo federal. Citam como exemplos a nomeação de reitores não incluídos nas listas formadas pelas universidades, a interferência na participação de servidores em congressos acadêmicos e medidas de cerceamento da liberdade de expressão.
Os deputados lembram ainda que a Procuradoria Federal dos Direitos
do Cidadão emitiu, em 5 de março, a recomendação ao Ministério da Educação orientando o órgão a se abster de “editar qualquer ato ou ordem que determine aos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior providências para prevenir e punir atos supostamente ‘político-partidários’, à semelhança do revogado Ofício-circular nº4/2021/DIFES/SESU/SESU-MEC, de 07 de fevereiro de 2021”.
A reunião acontece no Plenário 14, às 9h30, e é possível participar pela internet.
Foram convidados: