O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (24), às 11 horas, para votar a proposta de reformulação do regulamento do colegiado. A reunião poderá ser acompanhada pela internet.
O assunto foi discutido nesta terça-feira (23), mas como alguns parlamentares fizeram sugestões ao texto do relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), o presidente do colegiado, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), marcou a nova reunião.
Alexandre Leite propôs diversos ajustes no regulamento atual do conselho, em vigor desde 2001. Entre eles, a definição das situações em que a representação será considerada inepta ou carente de justa causa e daquelas em que as notificações do representado poderão ser realizadas por meio eletrônico, por exemplo.
Um dos pontos mais polêmicos do debate foi a admissibilidade dos processos no Conselho de Ética. De acordo com o texto, o parecer preliminar do relator só iria a voto no se a recomendação fosse de arquivamento do caso. Alguns parlamentares defenderam que toda representação precisa ser validada pelo colegiado.
CCJ
A intenção do presidente Juscelino Filho é mandar a proposta de reformulação do regulamento do colegiado o mais rapidamente possível Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde a matéria também será votada.