Terça, 04 de Fevereiro de 2025
18°C 24°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Já andamos novo Audi Q3, que chega no início de 2020 ao Brasil

Já andamos novo Audi Q3, que chega no início de 2020 ao Brasil

Por:
19/11/2019 às 17h30 Atualizada em 19/11/2019 às 20h30
source
Audi Q3 preto arrow-options
Divulgação
Audi Q3: com o fim da produção do modelo nacional, o importado chegará com mais força diante dos concorrentes

Quando o Audi Q3 começou a ser fabricado no Brasil, em 2016, já era um SUV defasado. Além disso, algumas coisas acabaram deixando-o um tanto quanto "menos premium", tal como a ausência de acabamento macio nas portas e uma boa central multimídia. Bem, o modelo nacional foi descontinuado, e a Audi inicia a história da nova geração com o Q3 importado da Hungria. 

LEIA MAIS: Audi começa aceitar encomendas para nova geração do SUV Q3

Durante o fim do ciclo de vida do modelo brasileiro, a marca focou bastante no irmão Q5 (que chegou a emplacar o dobro de unidades do Audi Q3 em setembro e outubro). Mas tudo indica que o Q3 voltará a ser o modelo mais vendido da Audi em 2020, contando ainda com uma versão "modinha" Sportback que não tem data para chegar..

Para o nosso primeiro contato com o novo Q3, a Audi importou algumas unidades pré-série da Alemanha, com motor 1.5 turbo e câmbio automático de sete marchas - apenas para termos uma noção sobre como o modelo será na prática. Quando vier da Hungria, em fevereiro de 2020, o SUV terá o nosso conhecido 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis.

Sim, este é o mesmo conjunto mecânico do Volkswagen Tiguan . Ao menos para o mercado brasileiro, a caixa automática de seis velocidades com engrenagens banhadas a óleo se mostra mais confiável que a transmissão "seca", reduzindo o atrito entre as peças e evitando problemas subsequentes. 



Mas devo dizer que a caixa de sete marchas  alemã cairia muito bem neste SUV. Ela tem trocas suaves e quase imperceptíveis a partir da quinta marcha. Se o motorista pisar fundo, o Q3 poderá reduzir da sexta para terceira sem solavancos fortes, e entregando o torque cheio. A unidade que testamos não tem paddle shifts para trocas de marchas sequenciais atrás do volante, mas o modelo húngaro trará este recurso. 

LEIA MAIS: Audi revela o SUV-cupê Q3 Sportback

Chapada dos Guimarães arrow-options
Caue Lira/iG
Chuva no horizonte, vista do mirante do Restaurante Atmã, na Chapada dos Guimarães

O acerto de suspensão também deverá mudar. No asfalto poroso e castigado da Chapada dos Guimarães, o Q3 passa as imperfeições do solo para a cabine - mas nada que incomode muito. Saindo das lombadas, o SUV se mostra um tanto quanto duro, principalmente no eixo traseiro multilink. Vale lembrar que esta unidade pré-série não passou por nenhum processo de regionalização, e foi habilitada para circular nos belos tapetes que os alemães chamam de rodovias. 

A potência do motor 1.5 turbo é bem próxima ao 1.4 que teremos no Brasil, mas a unidade alemã traz mais recursos. Ela pode, por exemplo, desligar dois cilindros em velocidades de cruzeiro para reduzir o consumo de combustível. O motor alemão mostra muita elasticidade, e funciona bem com o câmbio automático. Não focaremos em números, pois eles vão mudar com o lançamento do modelo húngaro.

Cheio de tecnologia

Audi Q3 arrow-options
Divulgação
Acabamento caprichado e sistema multimídia de última geração entre os destaques do interior do novo Audi Q3

Se o antigo Q3 era defasado, o novo chega para ser um dos mais tecnológicos do segmento. Ele já traz a nova central multimídia apresentada no Q3, com design bem "clean" e integração aos recursos Apple CarPlay e Android Auto. Como nosso trajeto pela Chapada dos Guimarães foi organizado em comboio, não precisamos utilizar o GPS integrado - mas ele está lá. O cluster também é 100% digital a partir da versão intermediária, com todos os recursos de navegação e diretrizes sobre o carro. 

Destaque também para a boa variedade de materiais emborrachados, imitações de aço escovado e até detalhes em preto brilhante nos arredores das saídas de ar. É na interação completa com o motorista que o Q3 mais evoluiu. 

Pacote Brasil

Inicialmente, teremos três versões do Q3. O modelo de entrada se chamará Prestige, com rodas de liga leve aro 17, seis alto-falantes e comando de voz por R$ 179.990. Em seguida, surge o Prestige Plus, acrescentando faróis full-LED, partida sem chave, cockpit virtual, rodas aro 18 e ar-condicionado de duas zonas por R$ 189.990.

Por fim, o pacote Black terá bancos em Alcântara com regulagens elétricas, teto-solar, sistema de som premium da Audi e função de estacionamento autônomo por R$ 209.990.No futuro, também poderemos ter uma versão mais potente, com motor 2.0 de 230 cv, mas ela ainda não foi anunciada.

LEIA MAIS:  Audi deixa de produzir Q3 nacional à espera da nova geração, que será importada

Vale dizer, ainda, que a marca está estudando a possibilidade de fabricar o Audi Q3 em São José dos Pinhais (PR), ao lado do VW T-Cross. Resta saber se será rentável. 

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
19°
Tempo nublado
Mín. 18° Máx. 24°
20° Sensação
2.16 km/h Vento
99% Umidade
100% (4.44mm) Chance chuva
06h09 Nascer do sol
06h09 Pôr do sol
Quarta
24° 19°
Quinta
22° 17°
Sexta
29° 16°
Sábado
30° 17°
Domingo
31° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,82 +0,20%
Euro
R$ 6,02 +0,65%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 609,028,59 -2,39%
Ibovespa
125,970,46 pts -0.13%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias