Começam nesta semana as audiências públicas da edição 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os participantes vão discutir com especialistas temas como combate ao racismo e preconceitos; o desenvolvimento cívico e emocional de adolescentes no sistema socioeducativo e a situação de moradores de rua.
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados desde 2004 no qual os estudantes selecionados simulam uma jornada parlamentar, atuando como autores e relatores de propostas legislativas. O objetivo é que eles aprendam como se organiza a democracia representativa e compreendam a importância da participação e do controle social.
Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a Casa implantou um conjunto de ferramentas digitais – a plataforma PJB Participe – para ampliar a participação popular no programa. As novas ferramentas são semelhantes às desenvolvidas para o portal e-Democracia da Câmara.
Na página da plataforma, entre outras ferramentas, o Wikilegis permite opinar sobre os projetos e propor alterações; o Expressão é um fórum para troca de ideias com os parlamentares jovens, onde qualquer pessoa pode deixar um comentário ou sugestão; e o Propostas PJB reúne os projetos apresentados pelos estudantes selecionados na edição do ano.