Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Jurídico Rubens Bueno

Rubens Bueno quer votar fim de aposentadoria compulsória para juízes que cometem crimes

Rubens Bueno quer votar fim de aposentadoria compulsória para juízes que cometem crimes

26/02/2021 às 12h14
Por: Redação
Compartilhe:
Rubens Bueno quer votar fim de aposentadoria compulsória para juízes que cometem crimes

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) defendeu nesta sexta-feira (26) a votação pela Câmara da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 163/2012), de sua autoria, que acaba com a aposentadoria compulsória, com salário integral e “penduricalhos”, como medida disciplinar para juízes afastados da magistratura por estarem envolvidos em corrupção ou terem sido flagrados cometendo outras irregularidades. Na última quarta-feira, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu aposentar a ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Tânia Borges, por entender que a desembargadora usou o cargo para favorecer o filho preso por tráfico de drogas em 2017.

A proposta do deputado veda a concessão de aposentadoria como medida disciplinar e estabelece a perda de cargo de magistrado nos casos de quebra de decoro. "No caso da desembargadora, por exemplo, ela vai deixar de trabalhar e terá direito a receber aposentadoria com proventos proporcionais, mesmo tendo usado o cargo para benefício pessoal. Isso acaba sendo um prêmio e não uma punição", disse o parlamentar.

A PEC aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara e já conta com parecer favorável do relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), pela admissibilidade.

Rubens Bueno vem defendendo com frequência o fim de privilégios de certos grupos do serviço público que custam bilhões aos cofres do país. "São benesses, auxílios e tratamentos diferenciados que não deveriam existir e, se existem, precisam acabar”, criticou o deputado, que é relator do projeto que barra os supersalários no serviço público. 

A PEC 163/2012, apresentada em conjunto com o ex-deputado Arnaldo Jordy Cidadania-PA), extingue o privilégio da aposentadoria compulsória para magistrados envolvidos em corrupção. Atualmente, os juízes são vitalícios e só perdem os cargos e, consequentemente, as respectivas aposentadorias, por decisão judicial transitada em julgado, desde que seja por ação penal por crime comum ou de responsabilidade. Já a proposta apresentada por Rubens Bueno prevê a a perda do cargo diante de conduta do magistrado incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções, o que seria o caso da desembargadora do Mato Grosso do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 14h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias