Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Domingo, 11 de Abril de 2021 10:51
44 99157-4575
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta exige que o empregador forneça máscara facial para quem manipula alimentos e bebidas

Trabalhador cometerá infração grave se ignorar equipamento

26/02/2021 07h50
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Costa: proposta visa proteger a coletividade - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)
Costa: proposta visa proteger a coletividade - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 477/21 determina que o empregador deverá fornecer máscara facial ao empregado que manipula alimentos, insumos e bebidas. Será infração grave do trabalhador a falta injustificada de uso da máscara durante a jornada.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43). Essa norma já exige que empresas forneçam o equipamento de proteção individual necessário para a mitigação dos riscos de acidentes e de danos à saúde dos empregados.

A CLT também define que as faltas cometidas pelo empregado que apresentam grau acentuado de gravidade – como ato de indisciplina ou de insubordinação – justificam a rescisão do contrato de trabalho sem ônus para o empregador.

“Mais do que uma preocupação com a saúde do trabalhador, a proposta visa à segurança da sociedade”, explicou o autor da proposta, deputado Bosco Costa (PL-SE). “Essa preocupação não se restringe ao período da pandemia de coronavírus”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias