Quinta, 25 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Carros e Motos Saída

Saída da Ford não terá muito impacto na cadeia produtiva, avalia especialista

Saída da Ford não terá muito impacto na cadeia produtiva, avalia especialista

15/01/2021 às 10h47 Atualizada em 15/01/2021 às 13h47
Por: Redação
Compartilhe:
Saída da Ford não terá muito impacto na cadeia produtiva, avalia especialista
source
Ford
Divulgação
Linha de produção da Ford na fábrica de Camaçari (BA), onde deixaram de ser produzidos os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport

O anúncio feito pela Ford nesta semana de que a empresa irá fechar ainda este ano todas as suas fábricas no Brasil chocou o país e marcou o encerramento de uma história de 101 anos. As centrais sindicais estimam que mais de 50 mil empregos serão direta e indiretamente afetados pelo encerramento da produção em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).

Mas na avaliação de Marcelo Martini, gestor da divisão automotiva da multinacional de lubrificantes Fuchs, apesar do impacto com o fechamento de postos de trabalho, a cadeia automotiva brasileira como um todo ainda tem força para suportar o choque do fechamento das fábricas da Ford .

Você viu?

"A Ford já estava dando sinais de que iria sair do Brasil. Os fornecedores pequenos, que muitas vezes dependiam apenas dela, são os que vão sofrer mais [com o fechamento das fábricas]. Mas no caso dos fornecedores maiores, a médio e longo prazo a demanda de outras montadoras vai acabar compensando o fim dos pedidos da marca americana", avaliou Martini.

Em comunicado divulgado na última segunda-feira (11), a montadora americana citou fatores como a queda nas vendas e o aumento na capacidade ociosa das suas fábricas para justificar a decisão de interromper imediatamente a produção de veículos Ford, mantendo por mais alguns meses apenas a produção de peças em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), e a fabricação do jipe Troller T4 até o final de 2021 em Horizonte (CE).

Na opinião do executivo, além da alta carga tributária, que afeta toda a cadeia automobilística e faz com que o carro fique mais caro para produzir e se torne ainda mais caro para o consumidor, outro fator que certamente contribuiu para essa decisão foi a necessidade de capitalização das matrizes.

"Essa reestruturação da Ford tem a ver com a necessidade dos fabricantes de investirem no projeto e construção de carros cada vez mais tecnológicos, o que tem exigido o encerramento de operações menos rentáveis. Certamente deve ter outras montadoras olhando toda essa movimentação, principalmente aquelas com fábricas de baixo volume de produção", completou.

Ainda segundo o executivo, a expectativa para a Fuchs é de fechar o ano de 2021 com um crescimento de dois dígitos. "Mesmo que sejam implantadas novas medidas de restrição por conta da pandemia, acredito que a indústria aprendeu a conviver com ela e o mercado ficará mais estável, sem a puxada de freio de mão que tivemos no ano passado", completou.

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias